alimentação animal: não é tão simples qto parece

1 08 2011

tem uma diferença clara entre escolher um pote de ração nas prateleiras e balancear uma ração. o termo balancear é classicamente utilizado na nutrição para o ato de formular uma alimentação de forma que a biodisponibilidade dos nutrientes supra as necessidades mínimas do animal de forma que ele tenha máxima performance em sua fase da vida, esteja ele em fase de crescimento, manutenção, envelhecimento, ou em épocas especiais, como prenhez, lactação (no caso de mamiferos), ovoposição (ou postura), etc.

muitas pessoas acreditam que é so seguirmos alimentando o animal com o que eles acreditam que a espécie coma na natureza, mas este é um grande engano, por que a natureza não é cativeiro. em cada um dos lugares temos necessidades completamente diferentes.

o exemplo clássico são os psitacideos, normalmente ativos, se alimentando de sementes oleaginosas, altamente caloricas. quando no cativeiro, se alimentados assim ou seguem em deficit de diversas vitaminas, especialmente as lipossoluveis, e minerais, ou se tornam obesas. isso pq na natureza estas aves estariam voando de la pra ca, atividade que gasta mta energia. e no cativeiro, por mais q a ave se movimente, ela não gasta tanta energia assim.

lição numero 1: devemos contrabalancear necessidade calórica com biodisponibilidade de nutrientes.

num segundo plano, tb podemos comentar sobre os ingredientes. os carnivoros selvagens se alimentam preferencialmente de visceras (e coincidentemente mtos parasitas encistam exatamente no fígado, q é um órgao normalmente devorado logo após o abate). tubarões qdo atacam baleias, dão preferencia para a lingua da presa! ou seja: a palatabilidade, o sabor das diversas partes do animal, tb influenciam na ordem em que as partes são ingeridas.

sabendo disto, pergunto: qual a necessidade calórica deste animal? qual o elemento que limita o balanceamento? como garantir que os indices mínimos sejam atingidos? sabendo que os peixes utilizam preferencialmente as proteinas como fornecedores de energia, diferente das aves e mamiferos, que utilizam a via glicolitica preferencialmente, como garantir indices mínimos que supram crescimento e atividade? qual o balanceamento de aminoácidos? e fibras?

como poucos conseguem responder essas questões que são extremamente básicas para o balanceamento de ração, eu aconselho que se mantenham apenas comprando ração, espécie especifica, sempre a mesma ou mudando apenas quando o pote acaba, sem misturar porque a troca repentina de formulação pode levar a diarreias e outros desajustes do trato gastro intestinal.





pq adestrar o seu animal?

12 05 2011

adestrar um animal de estimação é muito importante, mas mta gente acha q é besteira, que isso transforma ele em um robozinho ou q faz q ele perca a personalidade. mas so perde a personalidade se vc acha que ser mimado ou mal educado é indicativo de personalidade. não é. TA ERRADO! personalidade TODOS os cães tem, todos vão manifestar estes traços, mas so vai aproveitar isso ao máximo aquele que entende o comportamento canino. e é bem simples, os animais são infinitamente mais razoáveis que os seres humanos. conviver com eles mal educados e mimados é MTO MAIS FACIL do que conviver com mtas pessoas.

ao meu ver “adestramento” é uma palavra meio errada. eu prefiro trabalhar com o termo “etologia”, q é a compreensão do comportamento animal. e é tudo muito simples, cada espécie possui repertorios de comportamento que são manifestados em determinadas ocasiões. por exemplo: temos a nossa rotina. acordamos, vamos para o trabalho, almoço, happy hour, mimamos nossos conjuges e dormimos. temos nisso o ciclo cicardiano (o ciclo q alterna sono e vigilia), alimentação, estrutura familiar, socialização e trabalho. vamos analisar o caso dos cães, q é mais conhecido e simples, pq todo mundo conhece um.

ciclo cicardiano: os cães, como a maioria dos mamíferos, incluindo seres humanos, não dorme direto durante a noite. ele dorme parte da noite e parte do dia, e mais tempo q nós, q varia entre 9 e 12 horas, com mais variação entre individuos. e eles dorme picadinho, acordam, fazem suas atividades, comem, dormem durante parte do dia (normalmente nos momentos quentes), acordam, aproveitam a parte mais amena da tarde, e dormem um periodo mais longo durante a noite. claro q existem modificações desta rotina, de acordo com a rotina dos donos, por exemplo. ENTENDA O CICLO CICARDIANO DO SEU CÃO. observe isto.

alimentação – os cães costumam comer o qto podem depois de caçar algo grande, enterram os restos e ficam forrageando, procuram pequenas presas enquanto não aparece algo maior. eles vivem mais dessas pequenas caças, as gdes presas são escassas e normalmente precisam de um esforço bem grande. nisto eles comem muita coisa, plantas, pequenos animais, frutas, etc. eles possuem, portanto, capacidade de comerem mto, mas o mais comum e mais saudável é que eles sejam alimentados várias vezes durante o dia, cerca de 6 pequenas porções seria adequado. e depois de comer, eles costumam socializar, para fortalecer os laços, e então dormem. depois vou ressaltar a importancia destas sequencias de comportamentos.

socialização – os cães brincam entre eles, como uma forma de treinamento para a caça e para outras interações importantes. se mordem de leve, se lambem e se acarinham, fortalecendo laços. assim os filhotes aprendem como se tratar e a quem aceitar, bem como encontram seu lugar dentro da hierarquia. qdo as brincadeiras começam a passar dos limites, eles costumam demonstrar atitudes de submissão, mostram a barriga ou curvam o pescoço, deixando a cabeça no chão.

estrutura familiar – as matilhas são organizadas de forma hierárquica. os chefes são os pais, a fema e o macho alfa. logo abaixo estão animais mais novos, femeas satelites que auxiliam e ai vem a filhotada. as femeas cuidam dos filhotes e por isso existe a recorrente “gravidez psicológica”. a femea alfa precisa ajudar na caça, então as femeas subordinadas tb tem leite para ajudar no aleitamento da filhotada. mas esta hierarquia é movel, os machos mais fortes e agressivos vão tentando formar sua propria matilha ou se juntando com outros cães, ou lutando com um macho alfa e ganhando a sua matilha ja formada. ao contrário do q pode se pensar, o casal alfa é mto querido, eles se mantem por dominancia, mas não é so violenta, são várias demostrações de que eles “mandam bem”. o macho alfa é aquele q sustenta, q ensina os outros a caçarem, q ajuda a todos. a femea alfa é a mãezona. a troca de liderança nem sempre é realizada na briga franca. os alfa são lideres natos, não votados ou tiranos. este ponto é essencial para o adestramento, pq se vc tem atitudes de lider, seu cão irá te admirar mais e te admite como o alfa.

trabalho – basicamente podemos falar de 2 trabalhos: caça e cuidados com filhotes.

a caça é feita via farejamento da presa, cercamento e abate. os cães vão buscando a presa, perseguindo, a cercam e abatem. o amcho amis experiente, normalmente o alfa, fareja a presa e os outros vão servindo como assistentes. existe uma certa competição pra saber quem vai na frente, pra saber quem lidera. mas eles tb se organizam para que um não fique passando por cima do outro atrapalhando a caçada, de uma forma mto interessante e dificil de ser explicada em pouco tempo. deixariam qquer estrategista militar de boca aberta!

enquanto os caçadores arrumam alimento, o resto da matilha c vira, se cuida de predadores e cuidam da filhotada. as femeas aleitam os menores, os maiores mantem uma ronda cuidando para que predadores não se aproximem.

utilizando a etologia para entender seu animal

sabendo de tudo isso acima, te pergunto:
pq a sua cadelinha tem sempre gravidez psicológica? pq ela não é femea alfa? será q vc pega mto pesado com ela?
pq seu cão rosna pra vc? pq ele é o macho alfa, pq ele ta brincando com vc e treinando pra caça ou pq ele quer ser o macho alfa?
o seu cão nunca deixa vc ficar na frente dele e nunca te segue? será que ele não ta se sentindo o farejador alfa da matilha? ele não está competindo com vc?
ele gosta q cocem a barriga ou ele baixa o pescoço, olha pro chão e evita seu olhar. sera que não ta mto submisso? vc não ta pegando pesado na dominancia?
ele rosna qdo vc vai pegar a comida dele. ele não ta respeitando sua posição de alfa?
ele rosna qdo vc chega perto d sua mulher? é, meu querido! vcs são a familia dele, e ele não nasceu do ventre da sua patroa. ele pode sim estar pensando q vc ta pegando a femea dele!

dicas para vc ser dominante

1 – não deixe ele passar em portas na sua frente;
2 – acostume-o desde pqno a permitir q vc mexa na comida dele. caso vc sinta medo, o prenda em algum lugar e mexa na comida dele, com ele vendo;


3 – vai repreender o cão? pegue-o pela dobrinha em cima do pescoço, q nem a mãe carrega o filhote. não precisa de mta coisa, so pega, sem apertar, e conversa com ele firme e com calma. NÃO DOI, PODE FAZER SEM MEDO. a mensagem é tipo “mamãe não gostou do q vc fez!” e funciona MTO BEM;
4 – se possivel enquanto vc ta repreendendo, force ele a ficar de barriga pra cima;
5 – se ele fizer merda, repreenda na hora, senão ele “esquece” o q fez (de verdade) e não entende pq ta tomando bronca. ai é mancada e inutil;
6- vc passeia com ele sem coleira, então o force a te seguir. se ele for pra um lado, tentando te ultrapassar, simplesmente vire pro outro lado e vai embora. ele VAI atras de vc. são animais familiares, não querem ficar sozinhos. e se vc tem medo q ele não te siga, vc não deveria andar com ele sem coleira;
7- respeite os limites. não fique enchendo o saco do bicho. se ele tem medo ou não gosta, ou faça ele perder o medo, com a ajuda de um especialista, ou desencane, pq excesso de medo pode levar a atos de desespero. afinal… pro bicho é serio. ele não entende completamente o q está acontecendo;


8 – não tenha medo. se ele aprende q qdo rosna cessa o estimulo q ele não curte (banho, veterinário ou sei la…), ele vai rosnar MESMO;
9 – cuidado com os desvios de comportamento realmente problemáticos, como ansiedade. seu cão fica extremamente agitado em alguns momentos? se o comportamento incomoda ou chama mto a atenção, pondere: é deletério? prejudica o animal? se a resposta é sim, procure um veterinário especilizado em comportamento animal;
10 – admita que as cagadas q o seu cão faz e vc permite, é pq vc permite e q é plenamente factivel eliminar comportamentos desagradáveis. cães são cães. humanos são humanos. vc pode trata-lo mto bem sem mima-lo em excesso. todos precisam de limites e regras claras, so assim não cometemos injustiças. mas se vc o mima e gosta disso, admita. é melhor pra todo mundo!

para outras espécies

cada espécie tem um tipo de ciclo cicardiano e tudo mais q citei. a maior parte dos passaros, por exemplo, é completamente diurna. alguns são monogamos. outros poligamos. alguns cuidam de um filhote so. alguns vivem em colonia. como vimos, cada fato tem uma implicação.

portanto, estude a biologia da espécie. levante esses comportamentos gerais e pense um pouco q vc vai conseguir uma forma de convencer o animal a fazer o q vc quer, sem ter q apelar para a violencia. nem sempre é possível garantir a convivencia de todas as espécies o tempo todo. primatas, por exemplo, são uma peste, possuem uma agressividade notável e é dificil de burlar numa convivencia de longo prazo.

mas garanto q vc vai fazer sucesso nas rodas de conversa e vai ter uma convivencia mto melhor com seus animais.





vermes e vermifugação: fazendo direito!

7 05 2011

la venho com mais uma orientação sobre como evitar infestações por vermes e explicações mais profundas e escritas sobre pq eu tenho de fazer a chatice de mandar vc procurar um veterinário. este texto é bem simples e básico, fora os exemplos especificos q uso, com nome científico e tal, podem ser trocadas as espécies. as aves tem os seus vermes especificos, os repteis, peixes, etc, idem.

os vermes são um dos piores problemas, especialmente nos filhotes, primeiro pq eles são nojentos, vivem dentro das mais diversas cavidades do corpo, pq mtos deles são zoonoses (ou seja: são transmissíveis aos seres humanos) e infecções maciças podem legar o animal a morte, seja por eles sugarem mtos nutrientes/sangue ou por entupirem o intestino, no caso de vermes intestinais (sim! existem vermes q habitam o coração, pulmão, narinas, etc), o q é péssimo especialmente qdo lembramos que o controle é especialmente eficaz e fácil.

primeiro fato relevante: pra vc “pegar” verme, vc tem q entrar em contato com ambiente contaminado. normalmente limpeza normal da casa e dos alimentos daria conta do problema. ou seja: se vc lavar a roupa, a casa, limpar o bumbum direito depois de defecar e LAVAR AS MÃOS após tal ato, já diminui MTO a chance de vc ter vermes. portanto caso vc limpe o banheiro, o recinto, os fomites (prato, cobertor, etc) do seu cão com frequencia, vc elimina a maior parte das fontes de infecção.

segundo fato relevante: os vermes estão adquirindo resistencia a mtos medicamentos. se vc ler o texto onde falo sobre o controle de pulgas ou o de carrapatos, vc entenderá q o negócio é gravíssimo, pq os “superpoderes” estão chegando a VARIAS espécies. se é dificil vc eliminar as pragas artropodes, q a gente vê, pode pegar e se incomoda um monte, imagine o q não acontece com os vermes, q são grandes, mas estão escondidos e na maioria das vezes passam despercebidos, isso qdo não ganham doses inadequadas de medicamento, incentivando a seleção do mais apto, como o mestre darwin diria. TODO mundo vermifuga o cão por conta, sem assistencia veterinária. e TODO mundo faz errado. por isso, q temos este problema.

o q é vermifugar corretamente? seria vc administrar o medicamento e re-administrar de acordo com o ciclo do verme. explico: o verme nasce de um ovo e tem de virar adulto. para tanto ele faz um tour pelo mundo, seja no corpo de um so ser vivo apenas, ou passando por varios, tipo a solitária q pegamos da vaca (Taenia saginata) ou do porco (Taenia solium). e neste tour, mtas passam por diversos orgãos.

a lombriga dos cães (Toxocara canis), por exemplo, a larva sai do ovo dentro do intestino do cão, entra na circulação, passa por diversos orgãos. ela vai crescendo, e sai pelo pulmão. ai ela vai sendo empurrada pra fora. algumas são “espirradas” pelo animal, mas muitas acabam engolidas e chegam ao intestino (novamente) onde se tornam adultas e produzem ovos.

como mtos dos medicamentos não são absorvidos, não entram na circulação, ficam so no trato gastro intestinal, mesmo q vc consiga matar todos adultos, pode haver uma leva crescendo dentro de outros orgãos, q vão pra morada final justamente depois do medicamento já ter ido embora, infectando novamente o animal.

Portanto, para vermifugar direito, vc precisa saber:
1- que vermes ocorrem no local,
2 – quais medicamentos afetam eles
3 – qual o intervalo de tempo de vida deles (tempo q demora pra larva virar adulta)
4 – caracteristicas das drogas (se ela é ou não absorvida, por exemplo).

devemos lembrar tambem q é complicado aplicar certas drogas. imagine larvas de vermes mortos se decompondo no seu sangue. não é legal, ne? então tb não se deve aplicar determinadas drogas em determinadas infestações! imagine um animal com uma infestação maciça no intestino. se vc mata todos aqueles vermes, pode ser que eles entupam LITERALMENTE o intestino, levando o animal a um problema gravissimo.

é por isso q tenho de dizer CONSULTE O MÉDICO VETERINÁRIO ANTES DE VERMIFUGAR SEU ANIMAL. e é pra ser vet tem q estudar mais de 5 anos.





enriquecimento ambiental para roedores e similares

10 02 2011

aproveitando que o calor não me deixa dormir, resolvi escrever um pouco sobre técnicas de enriquecimento ambiental para outra classe de animais muito esquecida pelas pessoas: os roedores. devo ressaltar, inicialmente, que os coelhos não são roedores, são lagomorfos, então pouco do q vou descrever aqui serve para eles. porem, são técnicas aplicáveis para gerbils, topolinos, camundongos, ratos e similares. pesquise um pouquinho pra saber qual espécie vc possui, garantindo assim que vc o trate da forma mais adequada possivel.

o enriquecimento ambiental é uma forma de não deixar os nossos pets loucos. se imagine num quarto, trancado sem ter o q fazer. vc recebe comida, limpam tudo, mas vc fica so la. tedio, não é? e logo vc vai ficar louco. é algo tão ruim, que utilizamos como tortura. a liberdade é um ponto crucial na nossa filosofia. mas mesmo assim, a negamos para muitos animais e negamos uma “terapia ocupacional” para garantir a sanidade mental dos nossos pets.

um ponto muito importante para muitos roedores é um local onde ele possa dormir protegido. roedores gostam de tocas, precisam de um “teto”, assim como os seres humanos, então uma caixa onde ele possa ficar durante o periodo de sono é muito importante. e pode ser uma caixinha de papelão, que será roida e “reformada” segundo o gosto do seu rato. depois de um tempinho, voce simplesmente a troca e o morador irá reiniciar seu trabalho de decoração e customização.

ainda neste quesito, uma forma muito interessante de entreter os roedores é o uso de folhas e papelão, que será roido, cortado e utilizado para diversas utilidades (na cabeça do indivíduo). vc pode fornecer um pedaço de papelão ou similar cada vez que vc limpa a gaiola e troca todo substrato. vc vai notar que eles preferem papeis de maior volume e gramatura, se colocar uma folha de papel toalha, não tem tanta graça, já um papelão é preferido.

falando em roer, ato que dá nome a classe, muitos irão adorar um pedaço de pedra pome, para desgastar um pouco os dentes incisivos, como é comum fazer com os chinchilas. vc não pode fornecer constantemente para que o dente não seja gasto em demasia, mas um pedaço bimestralmente gera alguns dias de saudável brincadeira.

outra atividade muito interessante é juntar os rolos de papelão central do papel toalha e de papel higienico. junte os pedaços e faça um cano esconderijo. não vai durar muito, eles invariavelmente vão roer tudo, mas enquanto estiver inteiro vai gerar muita diversão.

outra forma de diversão simples é o uso de uma pequena garrafa plástica. corte pequenos buracos de forma que tenha de rolar um tanto para que a ração caia. mesmo q vc coloque ração no cocho, eles irão preferir trabalhar para conseguir o alimento.

nunca é demais lembrar que não adianta colocar tudo o tempo todo. forneça alguns enriquecimentos e troque constantemente para que não vire “mais do de sempre”. e olhe para eles. o que eles gostam? garanto q não vai demorar mais q 5 minutos de trabalho por mes, para deixar seus animais mto contentes.