cinomose – um perigo para cães filhotes e idosos

1 12 2011

uma das piores doenças que atacam os cães é a cinomose, doença causada por um paramyxovirus que tambem atinge alguns felinos (existem relatos de caso em tigres e leões), pinipedes (focas e leões marinhos) alem de furões, onde a doença é mortal. é uma doença tão grave que se tem receio que seja levada para colonia de focas, por ter o potencial de dizimar toda população.

esta doença ataca o epitelio: a pele e seus derivados. com isso, os primeiros sintomas são problemas respiratorios, diarreia e outros problemas gastro intestinais, remela nos olhos, e sintomas nervosos (pois o sistema nervoso tem a mesma origem da pele, qdo pensamos no desenvolvimento desde o embrião) como tremores localizados ou não, ate mesmo convulsões.

a maior questão é q esta doença algumas vezes pode ser curada apesar de poucas chances. com algum tratamento em unidades de terapia intensiva, mta dedicação, uma certa dose de sorte e mta grana gasta com medicação, alguns animais restam para contar historia. porem é mto comum que estes sobreviventes adquiram problemas no sistema nervoso com gde possibilidade de serem permanentes.

estes problemas se devem a destruição de algumas substancias presentes no tecido nervoso, que são essenciais para correta transmissão dos impulsos. por isso o funcionamento não é mais o correto. e qto mais avançada a doença for, mais problemas nervosos o animal carregará para o resto da sua vida, mesmo quando curado.

as sequelas nervosas variam desde tremores, passando por convulsões, alterações de movimentação que pode ser leves ou graves, alterações de comportamento das mais variadas, até aquele animal que mal consegue se mover sem ajuda. é impossível ter certeza das consequencias, so sabemos que elas serão graves.

no caso de animais idosos, acontece mais ou menos a mesma coisa, e o animal começa a apresentar sinais de confusão mental, tremores, andar em circulos, etc. porem este quadro é dubio, diversas afecções podem levar a quadros semelhantes, portanto o médico veterinário irá analisar todo o quadro para o correto diagnostico. por isso as vezes demora para se descobrir e medicar adequadamente.

por todo este quadro complexo e altamente incapacitante, existe uma discussão mto ampla quanto a eutanasia de um animal q esteja com um quadro avançado de cinomose. se o animal estiver caminhando pra um quadro claro nervoso já na infecção aguda, é mto provavel q as sequelas sejam graves e ai a qualidade de vida é uma questão crucial. será que é digno para um animal (e para o seu dono) que ele viva sem ao menos conseguir realizar suas necessidades de forma adequada?

esta pergunta não posso responder e deve ser discutida caso a caso com o veterinario responsavel pelo diagnostico, levando em conta desde a possibilidade do proprietário até o conforto que este animal terá. o minimo de dignidade necessária é a capacidade de defecar, urinar e se alimentar adequadamente.

Anúncios




alimentação animal: não é tão simples qto parece

1 08 2011

tem uma diferença clara entre escolher um pote de ração nas prateleiras e balancear uma ração. o termo balancear é classicamente utilizado na nutrição para o ato de formular uma alimentação de forma que a biodisponibilidade dos nutrientes supra as necessidades mínimas do animal de forma que ele tenha máxima performance em sua fase da vida, esteja ele em fase de crescimento, manutenção, envelhecimento, ou em épocas especiais, como prenhez, lactação (no caso de mamiferos), ovoposição (ou postura), etc.

muitas pessoas acreditam que é so seguirmos alimentando o animal com o que eles acreditam que a espécie coma na natureza, mas este é um grande engano, por que a natureza não é cativeiro. em cada um dos lugares temos necessidades completamente diferentes.

o exemplo clássico são os psitacideos, normalmente ativos, se alimentando de sementes oleaginosas, altamente caloricas. quando no cativeiro, se alimentados assim ou seguem em deficit de diversas vitaminas, especialmente as lipossoluveis, e minerais, ou se tornam obesas. isso pq na natureza estas aves estariam voando de la pra ca, atividade que gasta mta energia. e no cativeiro, por mais q a ave se movimente, ela não gasta tanta energia assim.

lição numero 1: devemos contrabalancear necessidade calórica com biodisponibilidade de nutrientes.

num segundo plano, tb podemos comentar sobre os ingredientes. os carnivoros selvagens se alimentam preferencialmente de visceras (e coincidentemente mtos parasitas encistam exatamente no fígado, q é um órgao normalmente devorado logo após o abate). tubarões qdo atacam baleias, dão preferencia para a lingua da presa! ou seja: a palatabilidade, o sabor das diversas partes do animal, tb influenciam na ordem em que as partes são ingeridas.

sabendo disto, pergunto: qual a necessidade calórica deste animal? qual o elemento que limita o balanceamento? como garantir que os indices mínimos sejam atingidos? sabendo que os peixes utilizam preferencialmente as proteinas como fornecedores de energia, diferente das aves e mamiferos, que utilizam a via glicolitica preferencialmente, como garantir indices mínimos que supram crescimento e atividade? qual o balanceamento de aminoácidos? e fibras?

como poucos conseguem responder essas questões que são extremamente básicas para o balanceamento de ração, eu aconselho que se mantenham apenas comprando ração, espécie especifica, sempre a mesma ou mudando apenas quando o pote acaba, sem misturar porque a troca repentina de formulação pode levar a diarreias e outros desajustes do trato gastro intestinal.





pq adestrar o seu animal?

12 05 2011

adestrar um animal de estimação é muito importante, mas mta gente acha q é besteira, que isso transforma ele em um robozinho ou q faz q ele perca a personalidade. mas so perde a personalidade se vc acha que ser mimado ou mal educado é indicativo de personalidade. não é. TA ERRADO! personalidade TODOS os cães tem, todos vão manifestar estes traços, mas so vai aproveitar isso ao máximo aquele que entende o comportamento canino. e é bem simples, os animais são infinitamente mais razoáveis que os seres humanos. conviver com eles mal educados e mimados é MTO MAIS FACIL do que conviver com mtas pessoas.

ao meu ver “adestramento” é uma palavra meio errada. eu prefiro trabalhar com o termo “etologia”, q é a compreensão do comportamento animal. e é tudo muito simples, cada espécie possui repertorios de comportamento que são manifestados em determinadas ocasiões. por exemplo: temos a nossa rotina. acordamos, vamos para o trabalho, almoço, happy hour, mimamos nossos conjuges e dormimos. temos nisso o ciclo cicardiano (o ciclo q alterna sono e vigilia), alimentação, estrutura familiar, socialização e trabalho. vamos analisar o caso dos cães, q é mais conhecido e simples, pq todo mundo conhece um.

ciclo cicardiano: os cães, como a maioria dos mamíferos, incluindo seres humanos, não dorme direto durante a noite. ele dorme parte da noite e parte do dia, e mais tempo q nós, q varia entre 9 e 12 horas, com mais variação entre individuos. e eles dorme picadinho, acordam, fazem suas atividades, comem, dormem durante parte do dia (normalmente nos momentos quentes), acordam, aproveitam a parte mais amena da tarde, e dormem um periodo mais longo durante a noite. claro q existem modificações desta rotina, de acordo com a rotina dos donos, por exemplo. ENTENDA O CICLO CICARDIANO DO SEU CÃO. observe isto.

alimentação – os cães costumam comer o qto podem depois de caçar algo grande, enterram os restos e ficam forrageando, procuram pequenas presas enquanto não aparece algo maior. eles vivem mais dessas pequenas caças, as gdes presas são escassas e normalmente precisam de um esforço bem grande. nisto eles comem muita coisa, plantas, pequenos animais, frutas, etc. eles possuem, portanto, capacidade de comerem mto, mas o mais comum e mais saudável é que eles sejam alimentados várias vezes durante o dia, cerca de 6 pequenas porções seria adequado. e depois de comer, eles costumam socializar, para fortalecer os laços, e então dormem. depois vou ressaltar a importancia destas sequencias de comportamentos.

socialização – os cães brincam entre eles, como uma forma de treinamento para a caça e para outras interações importantes. se mordem de leve, se lambem e se acarinham, fortalecendo laços. assim os filhotes aprendem como se tratar e a quem aceitar, bem como encontram seu lugar dentro da hierarquia. qdo as brincadeiras começam a passar dos limites, eles costumam demonstrar atitudes de submissão, mostram a barriga ou curvam o pescoço, deixando a cabeça no chão.

estrutura familiar – as matilhas são organizadas de forma hierárquica. os chefes são os pais, a fema e o macho alfa. logo abaixo estão animais mais novos, femeas satelites que auxiliam e ai vem a filhotada. as femeas cuidam dos filhotes e por isso existe a recorrente “gravidez psicológica”. a femea alfa precisa ajudar na caça, então as femeas subordinadas tb tem leite para ajudar no aleitamento da filhotada. mas esta hierarquia é movel, os machos mais fortes e agressivos vão tentando formar sua propria matilha ou se juntando com outros cães, ou lutando com um macho alfa e ganhando a sua matilha ja formada. ao contrário do q pode se pensar, o casal alfa é mto querido, eles se mantem por dominancia, mas não é so violenta, são várias demostrações de que eles “mandam bem”. o macho alfa é aquele q sustenta, q ensina os outros a caçarem, q ajuda a todos. a femea alfa é a mãezona. a troca de liderança nem sempre é realizada na briga franca. os alfa são lideres natos, não votados ou tiranos. este ponto é essencial para o adestramento, pq se vc tem atitudes de lider, seu cão irá te admirar mais e te admite como o alfa.

trabalho – basicamente podemos falar de 2 trabalhos: caça e cuidados com filhotes.

a caça é feita via farejamento da presa, cercamento e abate. os cães vão buscando a presa, perseguindo, a cercam e abatem. o amcho amis experiente, normalmente o alfa, fareja a presa e os outros vão servindo como assistentes. existe uma certa competição pra saber quem vai na frente, pra saber quem lidera. mas eles tb se organizam para que um não fique passando por cima do outro atrapalhando a caçada, de uma forma mto interessante e dificil de ser explicada em pouco tempo. deixariam qquer estrategista militar de boca aberta!

enquanto os caçadores arrumam alimento, o resto da matilha c vira, se cuida de predadores e cuidam da filhotada. as femeas aleitam os menores, os maiores mantem uma ronda cuidando para que predadores não se aproximem.

utilizando a etologia para entender seu animal

sabendo de tudo isso acima, te pergunto:
pq a sua cadelinha tem sempre gravidez psicológica? pq ela não é femea alfa? será q vc pega mto pesado com ela?
pq seu cão rosna pra vc? pq ele é o macho alfa, pq ele ta brincando com vc e treinando pra caça ou pq ele quer ser o macho alfa?
o seu cão nunca deixa vc ficar na frente dele e nunca te segue? será que ele não ta se sentindo o farejador alfa da matilha? ele não está competindo com vc?
ele gosta q cocem a barriga ou ele baixa o pescoço, olha pro chão e evita seu olhar. sera que não ta mto submisso? vc não ta pegando pesado na dominancia?
ele rosna qdo vc vai pegar a comida dele. ele não ta respeitando sua posição de alfa?
ele rosna qdo vc chega perto d sua mulher? é, meu querido! vcs são a familia dele, e ele não nasceu do ventre da sua patroa. ele pode sim estar pensando q vc ta pegando a femea dele!

dicas para vc ser dominante

1 – não deixe ele passar em portas na sua frente;
2 – acostume-o desde pqno a permitir q vc mexa na comida dele. caso vc sinta medo, o prenda em algum lugar e mexa na comida dele, com ele vendo;


3 – vai repreender o cão? pegue-o pela dobrinha em cima do pescoço, q nem a mãe carrega o filhote. não precisa de mta coisa, so pega, sem apertar, e conversa com ele firme e com calma. NÃO DOI, PODE FAZER SEM MEDO. a mensagem é tipo “mamãe não gostou do q vc fez!” e funciona MTO BEM;
4 – se possivel enquanto vc ta repreendendo, force ele a ficar de barriga pra cima;
5 – se ele fizer merda, repreenda na hora, senão ele “esquece” o q fez (de verdade) e não entende pq ta tomando bronca. ai é mancada e inutil;
6- vc passeia com ele sem coleira, então o force a te seguir. se ele for pra um lado, tentando te ultrapassar, simplesmente vire pro outro lado e vai embora. ele VAI atras de vc. são animais familiares, não querem ficar sozinhos. e se vc tem medo q ele não te siga, vc não deveria andar com ele sem coleira;
7- respeite os limites. não fique enchendo o saco do bicho. se ele tem medo ou não gosta, ou faça ele perder o medo, com a ajuda de um especialista, ou desencane, pq excesso de medo pode levar a atos de desespero. afinal… pro bicho é serio. ele não entende completamente o q está acontecendo;


8 – não tenha medo. se ele aprende q qdo rosna cessa o estimulo q ele não curte (banho, veterinário ou sei la…), ele vai rosnar MESMO;
9 – cuidado com os desvios de comportamento realmente problemáticos, como ansiedade. seu cão fica extremamente agitado em alguns momentos? se o comportamento incomoda ou chama mto a atenção, pondere: é deletério? prejudica o animal? se a resposta é sim, procure um veterinário especilizado em comportamento animal;
10 – admita que as cagadas q o seu cão faz e vc permite, é pq vc permite e q é plenamente factivel eliminar comportamentos desagradáveis. cães são cães. humanos são humanos. vc pode trata-lo mto bem sem mima-lo em excesso. todos precisam de limites e regras claras, so assim não cometemos injustiças. mas se vc o mima e gosta disso, admita. é melhor pra todo mundo!

para outras espécies

cada espécie tem um tipo de ciclo cicardiano e tudo mais q citei. a maior parte dos passaros, por exemplo, é completamente diurna. alguns são monogamos. outros poligamos. alguns cuidam de um filhote so. alguns vivem em colonia. como vimos, cada fato tem uma implicação.

portanto, estude a biologia da espécie. levante esses comportamentos gerais e pense um pouco q vc vai conseguir uma forma de convencer o animal a fazer o q vc quer, sem ter q apelar para a violencia. nem sempre é possível garantir a convivencia de todas as espécies o tempo todo. primatas, por exemplo, são uma peste, possuem uma agressividade notável e é dificil de burlar numa convivencia de longo prazo.

mas garanto q vc vai fazer sucesso nas rodas de conversa e vai ter uma convivencia mto melhor com seus animais.





cães: cuidados com o passeio

12 05 2011

passear com o seu animal de estimação é um ato muito importante, reforça os laços familiares entre o animla e seu proprietário e é essencial para a saúde, tanto do cão quanto do proprietário. inclusive pode se tornar um excelente ncentivo para os mais “preguiçosos”. porem, existem alguns cuidados simples que devem ser tomadso para que não ocorram problemas, ao inves de benefícios.

o primeiro ponto, e mais importante, é quanto o estado feral de saude do seu cão. é importante que se consulte um médico veterinário para que se avalie o sistema cardio-respiratório (e tb o resto co organismo, mas especialmente estes dois sistemas) garantindo-se que não haverão consequências deletérias. caso seu cão tenha problemas, ele vai fazer exercícios, mas o vet vai te explicar o quanto e como deve ser realizado.

o segundo cuidado essencial é o horário. evite passear durante as horas mais quentes do dia, pq o sol esquenta o asfalto e isso pode queimar as patas do cão, gerando dor e desconforto, que geram comportamentos que vc pode nem entender, como refugar ao passeio ou ficar lambendo as patas, que algumas vezes pode ser confundido com uma dermatite podal, afecção muito comum de complexo diagnóstico e controle.

um terceiro fator importante é o local. se vc for andar as 18 horas, na calçada de uma grande avenida, vc está causando grandes danos por se expor, e expor seu cão, aos poluentes emitidos por carros. prefira ruas “do bairro”, onde tem pouco trafego. qto mais vegetação melhor, pq as plantas ajudam a “limpar” o ar, mantendo a umidade relativa do ar. parques são locais mais adequados, porem sei que não é tão simples assim.

não ande com seu cão solto em locais onde existe fluxo continuo de pessoa, mesmo que ele seja bem adestrado e obediente. mta gente tem medo e por mais cretino q este medo seja, é importante respeitar outras pessoas.

adestre seu animal de forma adequada. é importante que ele esteja atento a seus comandos, tanto quanto vc presta atenção nele. imagine que vc deixa a coleira cair e o cão resolve atravessar a rua. um cão adestrado para quando chamado, o q pode evitar um acidente. um cão não adestrado tem chances menores de se safar. este é um ponto importantissimo por que trauma é extremamente comum nos plantões veterinários, e no mínimo vc vai precisar de algumas chapas de raio X, uma tala e um tratamento para dor, o que vai te custar por baixo 500 reais. vale ressaltar que adestramento é uma forma de se comunicar com o animal, não de transforma-lo num robozinho. leia mais sobre o assunto aqui.

e prepare-se para sentir inveja pq eles adquirem condicionamento muito mais rapido q o ser humano!





vermes e vermifugação: fazendo direito!

7 05 2011

la venho com mais uma orientação sobre como evitar infestações por vermes e explicações mais profundas e escritas sobre pq eu tenho de fazer a chatice de mandar vc procurar um veterinário. este texto é bem simples e básico, fora os exemplos especificos q uso, com nome científico e tal, podem ser trocadas as espécies. as aves tem os seus vermes especificos, os repteis, peixes, etc, idem.

os vermes são um dos piores problemas, especialmente nos filhotes, primeiro pq eles são nojentos, vivem dentro das mais diversas cavidades do corpo, pq mtos deles são zoonoses (ou seja: são transmissíveis aos seres humanos) e infecções maciças podem legar o animal a morte, seja por eles sugarem mtos nutrientes/sangue ou por entupirem o intestino, no caso de vermes intestinais (sim! existem vermes q habitam o coração, pulmão, narinas, etc), o q é péssimo especialmente qdo lembramos que o controle é especialmente eficaz e fácil.

primeiro fato relevante: pra vc “pegar” verme, vc tem q entrar em contato com ambiente contaminado. normalmente limpeza normal da casa e dos alimentos daria conta do problema. ou seja: se vc lavar a roupa, a casa, limpar o bumbum direito depois de defecar e LAVAR AS MÃOS após tal ato, já diminui MTO a chance de vc ter vermes. portanto caso vc limpe o banheiro, o recinto, os fomites (prato, cobertor, etc) do seu cão com frequencia, vc elimina a maior parte das fontes de infecção.

segundo fato relevante: os vermes estão adquirindo resistencia a mtos medicamentos. se vc ler o texto onde falo sobre o controle de pulgas ou o de carrapatos, vc entenderá q o negócio é gravíssimo, pq os “superpoderes” estão chegando a VARIAS espécies. se é dificil vc eliminar as pragas artropodes, q a gente vê, pode pegar e se incomoda um monte, imagine o q não acontece com os vermes, q são grandes, mas estão escondidos e na maioria das vezes passam despercebidos, isso qdo não ganham doses inadequadas de medicamento, incentivando a seleção do mais apto, como o mestre darwin diria. TODO mundo vermifuga o cão por conta, sem assistencia veterinária. e TODO mundo faz errado. por isso, q temos este problema.

o q é vermifugar corretamente? seria vc administrar o medicamento e re-administrar de acordo com o ciclo do verme. explico: o verme nasce de um ovo e tem de virar adulto. para tanto ele faz um tour pelo mundo, seja no corpo de um so ser vivo apenas, ou passando por varios, tipo a solitária q pegamos da vaca (Taenia saginata) ou do porco (Taenia solium). e neste tour, mtas passam por diversos orgãos.

a lombriga dos cães (Toxocara canis), por exemplo, a larva sai do ovo dentro do intestino do cão, entra na circulação, passa por diversos orgãos. ela vai crescendo, e sai pelo pulmão. ai ela vai sendo empurrada pra fora. algumas são “espirradas” pelo animal, mas muitas acabam engolidas e chegam ao intestino (novamente) onde se tornam adultas e produzem ovos.

como mtos dos medicamentos não são absorvidos, não entram na circulação, ficam so no trato gastro intestinal, mesmo q vc consiga matar todos adultos, pode haver uma leva crescendo dentro de outros orgãos, q vão pra morada final justamente depois do medicamento já ter ido embora, infectando novamente o animal.

Portanto, para vermifugar direito, vc precisa saber:
1- que vermes ocorrem no local,
2 – quais medicamentos afetam eles
3 – qual o intervalo de tempo de vida deles (tempo q demora pra larva virar adulta)
4 – caracteristicas das drogas (se ela é ou não absorvida, por exemplo).

devemos lembrar tambem q é complicado aplicar certas drogas. imagine larvas de vermes mortos se decompondo no seu sangue. não é legal, ne? então tb não se deve aplicar determinadas drogas em determinadas infestações! imagine um animal com uma infestação maciça no intestino. se vc mata todos aqueles vermes, pode ser que eles entupam LITERALMENTE o intestino, levando o animal a um problema gravissimo.

é por isso q tenho de dizer CONSULTE O MÉDICO VETERINÁRIO ANTES DE VERMIFUGAR SEU ANIMAL. e é pra ser vet tem q estudar mais de 5 anos.





motivos para NÃO ter um primata de estimação

14 04 2011

este é um texto mto genérico sobre as desvantagens da manutenção de primatas em cativeiro. eu sei q tem mta coisa específica e coisas q não valem para todas as espécies, mas é esta a ideia. ser amplo. se vcs possuem observações, postem, não fiquem me mandando mail!

um dos tipos de animais mais interessantes certamente são os primatas. primeiro pq eles possuem comportamentos extremamente interessantes, sua curiosidade é encantadora e a aparencia humana inclusive em trejeitos, os tornam fascinantes. porem, eles não são bons animais de companhia. vc pode argumentar o q vc quiser, até aquela velha historia de q alguns primatas são treinados e vivem como “mordomos” de pessoas com deficiencia la na europa. porem so o FATO de não ser um hábito comum, já mostra q tem algum problema ai.


o sagui de tufo preto (Callithrix penicillata) é um dos primatas mais comuns do Brasil.

é valido comentar desde início que o comércio de animais silvestres no Brasil é restrito e regulamentado por diversas leis, todo animal comercializado deve possuir o registro adequado, deve proceder de algum criadouro legal e q de 10 animais traficados 9 morrem. os animais q sobrevivem possuem um décimo da expectativa de vida da q teria um animal “legal”. não de apoio a esta matança, não apoie o tráfico de animais silvestres.

e a questão é mto simples: agressividade. a maioria dos macacos são legais até um tempo, depois eles se tornam complicados. qdo eles são filhotes, se mostram carinhosos e tranquilos, mas ai chega a adolescência, onde os hormônios levam estas lindas criaturas a procurarem suas vidas, uma conjuge e constituir família.

na vida natural de um macaco, o adolescente/jovem é expulso do grupo pelos pais e ele precisa procurar um parceiro e constituir a sua própria. é mais ou menos o q acontece qdo um jovem humano termina a faculdade. so q o motivo é um tanto diferente, a questão é q o macho chefe precisa ser forte, precisa ajudar a família, proteger. e com essa tarefa ele tb tem ganhos, é ele q vira o centro das atenções. pra ser chefe ou o filhote da umas porradas nos pais e mostra q realmente é mais forte, ou ele monta a sua família.

e ai? qdo o seu mico, macaco prego ou similar… qdo ele começar a te morder e dar porrada pq quer ser o chefe da família, vc vai bater nele de volta ou vai se submeter? é mto complicado vc barrar o ataque de um bicho com dentes afiados, extremamente inteligente, agil, sem utilizar excesso de violencia, sendo q qquer queda pode facilmente mata-lo.

por isso que estes sao animais q devem ser mantidos em áreas mto amplas, com pelo menos 100 metros quadrados, em grupos, preferencialmente castrados. e o melhor é vc arrumar um lugar, um terreno em algum lugar q tenha animais silvestres, forneça um pouco de alimento, e vc terá a visita deles. muito melhor.





controlando as pulgas

30 03 2011

ja que iniciei a série “falando de controle de parasitas”, vou discorrer um pouco sobre controle das pulgas de forma adequada. novamente, principalmente qdo falo de remédios utilizados no controle, não cito o nome de nenhum e recomendo q vc procure um veterinário, mas é pq PRECISA de verdade e espero deixar claro o pq. mas leia o texto, pq vou dar umas dicas que podem controlar o problema e talvez vc nem precise passar numa consulta.

vale ressaltar que sou partidário do “controle integrado de pragas”, q é um nome pomposo pra “limpa a casa e lava o bicho”, como vcs vão ver logo mais.

pq controlar as pulgas?
devemos controlar as pulgas não so pq elas tb vão picar seres humanos (apesar de preferirem os animais) e pq elas sugam o sangue do nosso pet (o q pode ser um volume bem grande em algumas situações), mas tb pq elas transmitem outras doenças. uma q é mto importante é o Dipylidium caninum, uma tenia (tb conhecida como solitária) q infecta a pulga, espera q o cão ou gato coma a pulga (acontece qdo ele se coça com a boca) e de lá chega ao intestino. em mtos casos, em infestações graves, da pra ver q tem este verme olhando pras fezes: elas apresentam uns pontinhos parecidos com grãos de arroz q se movem de forma nojenta.

pior q isso é a DAPP, a dermatite aguda por picada de pulga. o seu bicho tem alergia e fica todo empipocado qdo uma pulga da uma mordida. e as vezes UMA mordida é o suficiente pra um inferno de coceira, inchaço, semelhante ao q ocorre com pessoas alérgicas a picada de abelha.

portanto, é bom ficar esperto para economizar direito. sem economia burra!!!

ok! mas como faço o controle?

mta gente pode achar q é so usar a “gotinha” e pronto, mas nem sempre. não adianta vc usar o medicamento de forma errada. por exemplo, um medicamento X dura 2 semanas e vc aplica mensalmente. portanto, parte do tempo ele esta desprotegido e ai caimos no maior erro: não vemos o parasita constantemente e nos enganamos.

mta gente acha q seu bicho não tem pulgas, isso acontece pq mtas vezes eles se limpam constantemente, em especial os gatos. eles simplesmente pegam as pulgas na mordida e se livram. e como vimos acima, isso é um ledo engano. é mto ingenuo acreditar que apesar do mundo ser infestado por pulgas, so o seu não tem. so se ele fica preso em ambiente altamente limpo durante o tempo todo, mas ai vc nem estaria lendo isto, já que é claro q um proprietário q confina seu animal, não se importa com ele.

ok ok. mas como eu controlo?

pra controlar qquer parasita a gente precisa entender como ele vive, pra encontrar os pontos adequados pra intervenção. não adianta derrubar um predio dando martelada na janela.

a vida da pulga é baseada em dois locais básicos:

1- no ninho do bicho, onde ele dorme. a pulga bota o ovo, q é uma bolinha minuscula e lisa, e este ovo cai no ninho (e tb fora dele, durante os passeios). o ninho é um lugar quente, protegido, com umidade agradável. guarde estes detalhes! serão uteis.

2- no próprio animal acometido. Sim! de uma forma grosseira, podemos dizer que o próprio animal é o ninho das pulgas!

no ninho do animal, os ovos eclodem, as larvas ficam lá e se alimentam das fezes dos pais e de detritos q caem por ali. a pulga come ate se empanturrar e faz um coco “nutritivo”, q as larvas adoram. com isso o ninho se torna um lugar altamente contaminado.

nisto temos uma outra lição importante: se tem apenas um casal de pulga em cima do bicho, eles contaminam o ambiente, produzem um monte de ovos, larvas e pupas (onde a larva fica pra se transformar em adulto) e dizemos q pra cada adulta q vemos tem 99 ovos+larvas+pupas no ambiente onde ele fica. isso se ele não mascarar a situação, como no caso dos bichos “auto limpantes”.

ok! não me interessa a vida dessa nojeira. como eu controlo as pulgas?

lembra do ninho? ele é seco, correto? então molhe o ninho! se vc lavar o ninho, mesmo q seja so com agua, o lugar onde ele mora, ai vc ja começa o controle de forma eficiente. simples assim! limpe com agua e sabão, não precisa de mais nada. tem um cobertorzinho e um colchãozinho? tenha 2 “kits”, lave um a cada 2 ou 3 dias e vc já melhora a situação sobremaneira. vc literalmente MATA OS OVOS AFOGADOS. e não me venha com preguiça. é so colocar na maquina de lavar, não da trabalho NENHUM. lave tb as roupas. vc lava as suas, não vai lavar a do cachorro?

tb utilize o aspirador de po para puxar os ovos e, se possivel, aqueles q tem limpeza com vapor, o q será utilississimo pra limpar tapetes e sofás. com este equipamento vc mata os ovos e larvas com calor excessivo e mta umidade, o q é bem diferente das condições ideais, como citamos antes.

so q tem as pulgas adultas q nascem por ai, elas encontram seu pet pq pulam de la pra ca, na rua, nos parques e tudo mais, procurando por hospedeiros. por isso, consulte o colega veterinário, pra q ele indique um remédio q funciona onde vc mora, numa frequencia adequada q proteja seu animal de estimação 100% do tempo e na dose correta. este remédio pode ser via banho, gotinha, spray ou sei la o q… fazendo do jeito certo e limpando o ambiente, vai funcionar.