Bicho Sem Preguiça – Cão que puxa durante o passeio

19 07 2012

a webserie q estou realizando com o pessoal do www.bichosempreguica.com.br não para e toda quarta tem um novo episodio. no desta semana é sobre aquelas pessoas q tem um probleminha pra passear com seus cães. acompanhem:

Anúncios




bicho sem preguiça – como fazer seu cão não subir nos moveis

11 07 2012

este é um vídeo q eu realizei com amigos da bichosempreguica.com.br . é uma série mostrando como lidar com animais de estimação. neste episodio a alessandra caprara e a ana hanashiro falam sobre como ensinar seu cão a não subir na cama.

este ainda é um beta. vamos evoluir, apesar de ter uns 5 ou 6 gravados!

divirtam-se! vendo o video e convivendo com seu cão! 😀





Caes fugitivos

9 04 2012

Um dos principais pontos em se posicionar como alfa para os caes (caso vc nao esteja familiarizado com este tipo de linguagem, recomendo a leitura DESTE TEXTO) eh o fato de que eles nos vem como um deles e que dificilmente vc consegue o que precisa sem utilizar a linguagem deles. Desta forma, podemos afirmar que os caes fugitivos sao especialmente alfa na relacao com seus proprietários.

Um cao correndo pelas ruas e o dono desesperado correndo atras. Isto parece familiar? Acontece mto comumente e eh um dos principais motivos que forcam as pessoas a utilizarem coleiras e guias em seus animais. E isto pode ser explicado de forma mto simples quando levamos em consideracao a psicologia, a forma como o cerebro do cao funciona.

De forma bem simplificada, o cao alfa eh o chefe, eh o cao que guia a matilha de la pra ca, que eh crucial na busca de alimento, q se alimenta primeiro e etc. Ele que vai na frente. Os outros o seguem. Claro, por que ele q eh o forte, eh dele q os outros animais precisam pra sua sobrevivencia.

Portanto, na cabeça do cao alfa, todos precisam seguir ele. Na cabeca de um cao mais abaixo da hierarquia, eles devem seguir o cao alfa. Eh uma hierarquia clara e simples q seu cao obedece, q eh tao natural quanto eh, pro ser humano, se relacionar com seus semelhantes, se unir em upos q compartilham afinidades ou juntar a familia pra compartilhar bons momentos.

 

E os comportamentos vem em pacotes completos. Como vc explica pro seu cao alfa, q apesar dele ser alfa, ele deve seguir vc? Como explicar pro cao alfa q ele deve seguir quem ele acha q é beta? Pq ele deve seguir um dos que ele julga q protege e alimenta? E a resposta eh simples: vc nao consegue convencer. Ele simplesmente nao ira aceitar se submeter a seus betas, aos seus subordinados, salvo que ele seja convencido nos seus termos.

O proprietario considerado alfa pelo seu cao notara que o animal ira prestar mto mais atencao aos movimentos de seu dono. Ele ira sempre reparar onde ele esta desbravando novos ares e ira acompanha-lo se preocupando em nao se perder simplesmente pq ele sabe que nao eh ele que esta guiando o passeio.

Pra se atingir este tipo de status eh relativamente simples. Apenas se torne confiavel pro seu cao. Vc tem q ser o mais forte, o mais esperto e mais habilidoso pra conseguir liderar e se ele achar isso, ele vai te amar mais do q ja te ama pq vai se preocupar menos com os rumos. E as atitudes pra tanto sao mto simples, entre elas podemos citar: ande na frente do grupo, guie o grupo, mostre que vc se alimenta antes dele, passe nas portas antes dele, ganhe as brincadeiras SEMPRE (como cabo de guerra, posse de brinquedos e qquer outra situacao competitiva). Vc NUNCA precisara agredi-lo. Educar um cao eh simples!

Porem… ainda assim, as vezes tem algumas situações diferentes:





dicas pra fotografar animais

9 06 2011

eu acho q a técnica de iluminação é meio q indiferente, o problema é lidar com o animal pra ele colaborar com o ensaio. luz contínua pode deixar o animal quente, flash pode assustar… tem vantagens e desvantagens e vc vai pastar de um jeito ou de outro pra conseguir o q vc quer. e vcnão tem como prever com qual o animal prefere. cães costumam ser mais indiferentes, ja alguns gatos odeiam flashes.

mantenha o dono (q não é o mesmo q proprietário, dono é o q cuida) sempre por perto pq a presença acalma o animal. use os brinquedos pra atrair a atenção deles, biscoitos e carninhas, desses q tem em pet shop, pra recompensar. e DE bocados de alimento qdo vc oferecer, senão o bicho se sente q nem idiota e pode passar a não colaborar. alguns gostam de barulhinhos, bolinhas q fazem som e tal. alguns não aceitam q vc chame a atenção dele, não comem da sua mão, ai o dono se torna uma ferramenta importantissima para fazer o animal “posar”. vc pode alternar todos estas técnicas.

ANTES DE MEXER NO ANIMAL SEMPRE apresente o dorso da mão pra ele cheirar, mantendo-se na altura dele, sem movimentos bruscos e com suavidade pra ele cheirar (claro q o animal deve estar na coleira com o dono ao lado). se ele rosnar ou qquer coisa, respeite. vc pode tentar comprar ele com comida, mas sempre peça permissão. tem gente “malhação”, q fica nervoso qdo vc da comida pro bicho dele (talvez pq ele não possa comer e quer q o bicho tb não coma! laughing.gif ) fale baixo com ele, faça amizade, senão o projeto vai pras picas. este primeiro passo é fundamental.

é importante q o ensaio seja razoavelmente rápido, depois de uns 30 minutos o animal começa a ficar agitado, ainda mais se não tiver agua. qdo ele cansar, de um intervalo de pelo menos 10 minutos, uma volta rapida na rua pro bicho sossegar. provavelmente ele vai se deixar fotografar novamente.

NUNCA utilize nenhuma forma de tranquilizante ou sedativo. primeiro pq é uma bruta sacanagem com o animal. em segundo lugar pq se vc errar, pode matar (e tem raças q são sensíveis a determinados medicamentos). em terceiro lugar pq é um ato criminoso e so um médico veterinário pode fazer este tipo de procedimento.

o melhor seria ter um cão e treina-lo, mas nem sempre é trabalho de publicidade desse tipo.

gatos são animais bem mais dificeis de lidar, uns fora de casa vão se tornar anjos, outros vão achar q são leões. eles vão invariavelmente querer ficar dentro do lugar de onde eles vieram (caixa de transporte) e sempre q vc der uma brecha ele vai tentar fugir. por isso mantenha o ambiente LACRADO, janelas fechadas, portas fechadas e sem locais altos pra ele subir. cuidadon com ar condicionado central. mantenha tb um par de luvas de raspa por perto, caso o bichano comece a dar piti. e to falando serio.

o truque da comida não funciona bem, mas os brinquedinhos e sons funcionam melhor e por mais tempo. gatos gostam de caçar, vc pode aproveitar este comportamento pra fotos “sou um caçador de ratos” e pra chamar a atenção. o problema é q demora pra maioria dos gatos se sentir em casa e eles são extremamente territoriais, então… paciencia!

1 ensaio de humanos =1/4 de ensaio de animais (uma comparação q eu constato na prática). vc pode demorar dias pra conseguir A foto.

pra cães o ensaio out door é classe, bem mais sossegado apesar de ser mais trabalhoso pra gente e não fornecer o resultado q um estudio fornece.

dica de livro: adestramento inteligente do alexandre rossi. ele fornece umas técnicas de adestramento rápido, ai vc consegue mais coisas em menos tempo.

vc ainda por cima faz um filme danado com o cliente pq ensina pra ele umas boberinhas sobre o comportamento animal e ele vai achar q vc é O cara. especialmente se vc pegar a manha de lidar com gatos. dono de gato em geral é uma praga, mas ele sempre faz o q vc quer, paga bem e são dedicados.





manutenção de primatas em cativeiro 2

4 06 2011

recebi alguns e-mails falando mal deste artigo q escrevi escrachando a criação de primatas em cativeiro, e achei interessante abordar novamente o assunto, explorando os pontos comuns dessas exposições.

primeiro: se vc discorda do meu ponto de vista, mto provavelmente vc não tem nem teve um primata de estimação, nem contato com quem convive cotidianamente com eles. quem mantem estes animais, entende mto bem o q estou relatando. os colegas q trabalham em zoos tb sabem mto bem, inclusive vale ressaltar que a casuistica de briga e lesões graves resultantes dessas brigas em individuos mantidos em colonias nos zoos é relevante.

O sagui de tufo negro é um dos primatas mais comuns no Brasil.

primatas não são cães, q são mto mais razoáveis e inocentes. primatas são extremamente espertos, possuem algo que pode ser entendido como “malícia”, aprendem facilmente a manipular os seres humanos, são ageis o suficiente pra não serem facilmente capturados… são fatos. encarem.

outro fator q é crucial é a agressividade. e eles precisam ser agressivos. a imensa maioria dos primatas, e todos os presentes no dito novo mundo, são animais de pequeno porte. são PRESAS. são COMIDA de felino, cobras, aves rapinantes… pra se defender são bem armados e utilizam mto bem o q eles tem. se vc estivesse na natureza, iria fazer o mesmo. la não é um lugar bonito e paradisiaco, mas sim um local de relativo perigo, onde se passa fome e tem de se trabalhar mto pra comer, beber, se abrigar e ficar vivo. não é conversando q se convence um predador a não caçar.

um tema q não abordei antes, e é importante ressaltar são as doenças. existem os herpesvirus, são mais de 40 tipos sendo que qdo eles “pulam” de espécie podem gerar grandes problemas. mas o q importa é q o herpesvirus deles pode ser altamente problemático para os seres humanos e o dos seres humanos pode matar algumas espécies de primatas. ou seja: uma troca potencialmente problemática de doença mto comum em todas espécies, com conhecimento de q pode resultar em morte.

os caras que tem esse bicho e tem uma boa relação com eles, sem problemas, são certamente especialistas no assunto. encare os fatos: um bom treinador estuda anos a fio para conseguir se comunicar eficientemente com outras espécies. vc não vai aprender isso de uma hora pra outra. não é pra qquer um. encaremos tb q a maioria das pessoas mal consegue ter um bom relacionamento com um cão, q são animais domesticados a milênios, cujas tecnicas de adestramento são amplamente desenvolvidas e divulgadas.

se vc ainda assim quer adquirir um animal destes esteja consciente da possibilidade da não socialização adequada e da manutenção dele em recintos fechados. tenha a possibilidade de manter um espaço adequado, um recinto gradeado de espaço razoável, ANTES de dar problema. isso tem um nome simples: responsabilidade. ter um animal é isso.





comportamento básico dos gatos

4 06 2011

os gatos NÃO SÃO TRAIÇOEIROS e NÃO SE APEGAM SOMENTE AO LOCAL. eles são vitimas de diversos preconceitos, que são mantidos por pessoas que na imensa maioria das vezes nem ao menos possuem um gato para compreender as suas necessidades e caracteristicas. neste texto vou falar sobre a vida dos gatos, para que possamos compreender como eles nos enxergam e pq eles fazem o q fazem.

ciclo cicardiano – os gatos são animais com habitos noturnos. é durante a noite que eles caçam e socializam. porem, isso não significa q ele so durma durante o dia e so fique acordado durante a noite. eles dormem varias vezes durante o dia. portanto, vc pensa que seu gato é preguiçoso, mas a verdade é q ele está mais ativo justmanente qdo vc está dormindo.

alimentação – gatos são caçadores solitários que capturam pequenas presas e as consomem, com preferencia a visceras. caçam por emboscada e são extremamente focados. por isso é importante que o alimento especifico pra gato seja oferecido em diversas porções durante o dia e a noite.

socialização – machos – formam grupos de animais mais fortes que dominam uma determinada área e tem “passe livre”. fazem reuniões em certos pontos, onde medem forças e se testam estabelecendo quem pode ou não ficar por ali. este comportamento é tão característico, que é retratado em desenhos animados como no TOPCAT, no Brasil conhecido com “a turma do Manda Chuva”.

gatos novatos são perseguidos e expulsos, até q provem q merecem estar naquele grupo, porem brigas mais claras são evitadas, pq por mais fraco, eles estão bem armados e podem se machucar gravemente. mas machucados leves são comuns, já que estão em constante prova.

caso um dos membros aparentar doença ou fraqueza, automaticamente será atacado pelos outros, até que prove ser “digno”.

femeas – formam grupos mais voltados a cuidar das crias. passam tb por provações dos grupos, mas por motivos sexuais são mais toleradas.

ambos os sexos – é interessante notar que mudanças fisicas, como mudança de cheiro ou tosa, deixam os animais diferentes e isso pode ser interpretado, pelos companheiros de área, como uma fraqueza ou doença. por isto, é comum que gatos sejam atacados após os banhos. alguns sabem mto bem disso, portanto ficam mais caseiros após estas mudanças, ate q volte a uma aparencia q eles julguem “normal”.

eles tb fazem alianças. pares ou trios podem se juntar , viver juntos e se proteger. são irmãos, convivem na mesma área, dormem proximos e um cuida da segurança do outro. é uma amizade, literalmente, pode ocorrer com animais de sexo diferente.

eles tb se comunicam com diversos sinais, como cheiro exalado por glandulas entre os dedos e do lado da orelha e por marcas fisicas deixadas em madeira, por exemplo.

territorialidade é um ponto chave e de extrema importancia. como vimos, os felinos são extremamente territoriais. consomem mto recurso natural (ratos, insetos e etc), eles realmente gostam mto da sua área e se sentem seguros lá, ja que conhecem os esconderijos, inimigos, locais de facilidads (como alimentos), e etc. por isso que eles estressam quando saem do seu lar. e é facil entender pq: se coloque no lugar da vida de gato. vc dorme mais de 12 horas por dia. tem uma gangue q vc tem q ganhar o respeito e q vai te perseguir caso vc não se adeque. e exatamente por isso que gatos castrados e de apartamento se adpatam mto melhor a mudanças, apesar de tb não gostarem delas.

estrutura familiar – os machos e femeas se relacionam por compartilharem territorios e com interesses sexuais. as femeas se juntam em grupos que cuidam de filhotes, formando uma “creche”. os filhotes treinam como caçar e como brigar. como são animais naturalmente caçadores e curiosos, de acordo com o crescimento, eles vão se afastando do nucleo de filhotes e inicia sua vida adulta.

num proximo artigo, abordo as implicações de todos estes fatos.





pq adestrar o seu animal?

12 05 2011

adestrar um animal de estimação é muito importante, mas mta gente acha q é besteira, que isso transforma ele em um robozinho ou q faz q ele perca a personalidade. mas so perde a personalidade se vc acha que ser mimado ou mal educado é indicativo de personalidade. não é. TA ERRADO! personalidade TODOS os cães tem, todos vão manifestar estes traços, mas so vai aproveitar isso ao máximo aquele que entende o comportamento canino. e é bem simples, os animais são infinitamente mais razoáveis que os seres humanos. conviver com eles mal educados e mimados é MTO MAIS FACIL do que conviver com mtas pessoas.

ao meu ver “adestramento” é uma palavra meio errada. eu prefiro trabalhar com o termo “etologia”, q é a compreensão do comportamento animal. e é tudo muito simples, cada espécie possui repertorios de comportamento que são manifestados em determinadas ocasiões. por exemplo: temos a nossa rotina. acordamos, vamos para o trabalho, almoço, happy hour, mimamos nossos conjuges e dormimos. temos nisso o ciclo cicardiano (o ciclo q alterna sono e vigilia), alimentação, estrutura familiar, socialização e trabalho. vamos analisar o caso dos cães, q é mais conhecido e simples, pq todo mundo conhece um.

ciclo cicardiano: os cães, como a maioria dos mamíferos, incluindo seres humanos, não dorme direto durante a noite. ele dorme parte da noite e parte do dia, e mais tempo q nós, q varia entre 9 e 12 horas, com mais variação entre individuos. e eles dorme picadinho, acordam, fazem suas atividades, comem, dormem durante parte do dia (normalmente nos momentos quentes), acordam, aproveitam a parte mais amena da tarde, e dormem um periodo mais longo durante a noite. claro q existem modificações desta rotina, de acordo com a rotina dos donos, por exemplo. ENTENDA O CICLO CICARDIANO DO SEU CÃO. observe isto.

alimentação – os cães costumam comer o qto podem depois de caçar algo grande, enterram os restos e ficam forrageando, procuram pequenas presas enquanto não aparece algo maior. eles vivem mais dessas pequenas caças, as gdes presas são escassas e normalmente precisam de um esforço bem grande. nisto eles comem muita coisa, plantas, pequenos animais, frutas, etc. eles possuem, portanto, capacidade de comerem mto, mas o mais comum e mais saudável é que eles sejam alimentados várias vezes durante o dia, cerca de 6 pequenas porções seria adequado. e depois de comer, eles costumam socializar, para fortalecer os laços, e então dormem. depois vou ressaltar a importancia destas sequencias de comportamentos.

socialização – os cães brincam entre eles, como uma forma de treinamento para a caça e para outras interações importantes. se mordem de leve, se lambem e se acarinham, fortalecendo laços. assim os filhotes aprendem como se tratar e a quem aceitar, bem como encontram seu lugar dentro da hierarquia. qdo as brincadeiras começam a passar dos limites, eles costumam demonstrar atitudes de submissão, mostram a barriga ou curvam o pescoço, deixando a cabeça no chão.

estrutura familiar – as matilhas são organizadas de forma hierárquica. os chefes são os pais, a fema e o macho alfa. logo abaixo estão animais mais novos, femeas satelites que auxiliam e ai vem a filhotada. as femeas cuidam dos filhotes e por isso existe a recorrente “gravidez psicológica”. a femea alfa precisa ajudar na caça, então as femeas subordinadas tb tem leite para ajudar no aleitamento da filhotada. mas esta hierarquia é movel, os machos mais fortes e agressivos vão tentando formar sua propria matilha ou se juntando com outros cães, ou lutando com um macho alfa e ganhando a sua matilha ja formada. ao contrário do q pode se pensar, o casal alfa é mto querido, eles se mantem por dominancia, mas não é so violenta, são várias demostrações de que eles “mandam bem”. o macho alfa é aquele q sustenta, q ensina os outros a caçarem, q ajuda a todos. a femea alfa é a mãezona. a troca de liderança nem sempre é realizada na briga franca. os alfa são lideres natos, não votados ou tiranos. este ponto é essencial para o adestramento, pq se vc tem atitudes de lider, seu cão irá te admirar mais e te admite como o alfa.

trabalho – basicamente podemos falar de 2 trabalhos: caça e cuidados com filhotes.

a caça é feita via farejamento da presa, cercamento e abate. os cães vão buscando a presa, perseguindo, a cercam e abatem. o amcho amis experiente, normalmente o alfa, fareja a presa e os outros vão servindo como assistentes. existe uma certa competição pra saber quem vai na frente, pra saber quem lidera. mas eles tb se organizam para que um não fique passando por cima do outro atrapalhando a caçada, de uma forma mto interessante e dificil de ser explicada em pouco tempo. deixariam qquer estrategista militar de boca aberta!

enquanto os caçadores arrumam alimento, o resto da matilha c vira, se cuida de predadores e cuidam da filhotada. as femeas aleitam os menores, os maiores mantem uma ronda cuidando para que predadores não se aproximem.

utilizando a etologia para entender seu animal

sabendo de tudo isso acima, te pergunto:
pq a sua cadelinha tem sempre gravidez psicológica? pq ela não é femea alfa? será q vc pega mto pesado com ela?
pq seu cão rosna pra vc? pq ele é o macho alfa, pq ele ta brincando com vc e treinando pra caça ou pq ele quer ser o macho alfa?
o seu cão nunca deixa vc ficar na frente dele e nunca te segue? será que ele não ta se sentindo o farejador alfa da matilha? ele não está competindo com vc?
ele gosta q cocem a barriga ou ele baixa o pescoço, olha pro chão e evita seu olhar. sera que não ta mto submisso? vc não ta pegando pesado na dominancia?
ele rosna qdo vc vai pegar a comida dele. ele não ta respeitando sua posição de alfa?
ele rosna qdo vc chega perto d sua mulher? é, meu querido! vcs são a familia dele, e ele não nasceu do ventre da sua patroa. ele pode sim estar pensando q vc ta pegando a femea dele!

dicas para vc ser dominante

1 – não deixe ele passar em portas na sua frente;
2 – acostume-o desde pqno a permitir q vc mexa na comida dele. caso vc sinta medo, o prenda em algum lugar e mexa na comida dele, com ele vendo;


3 – vai repreender o cão? pegue-o pela dobrinha em cima do pescoço, q nem a mãe carrega o filhote. não precisa de mta coisa, so pega, sem apertar, e conversa com ele firme e com calma. NÃO DOI, PODE FAZER SEM MEDO. a mensagem é tipo “mamãe não gostou do q vc fez!” e funciona MTO BEM;
4 – se possivel enquanto vc ta repreendendo, force ele a ficar de barriga pra cima;
5 – se ele fizer merda, repreenda na hora, senão ele “esquece” o q fez (de verdade) e não entende pq ta tomando bronca. ai é mancada e inutil;
6- vc passeia com ele sem coleira, então o force a te seguir. se ele for pra um lado, tentando te ultrapassar, simplesmente vire pro outro lado e vai embora. ele VAI atras de vc. são animais familiares, não querem ficar sozinhos. e se vc tem medo q ele não te siga, vc não deveria andar com ele sem coleira;
7- respeite os limites. não fique enchendo o saco do bicho. se ele tem medo ou não gosta, ou faça ele perder o medo, com a ajuda de um especialista, ou desencane, pq excesso de medo pode levar a atos de desespero. afinal… pro bicho é serio. ele não entende completamente o q está acontecendo;


8 – não tenha medo. se ele aprende q qdo rosna cessa o estimulo q ele não curte (banho, veterinário ou sei la…), ele vai rosnar MESMO;
9 – cuidado com os desvios de comportamento realmente problemáticos, como ansiedade. seu cão fica extremamente agitado em alguns momentos? se o comportamento incomoda ou chama mto a atenção, pondere: é deletério? prejudica o animal? se a resposta é sim, procure um veterinário especilizado em comportamento animal;
10 – admita que as cagadas q o seu cão faz e vc permite, é pq vc permite e q é plenamente factivel eliminar comportamentos desagradáveis. cães são cães. humanos são humanos. vc pode trata-lo mto bem sem mima-lo em excesso. todos precisam de limites e regras claras, so assim não cometemos injustiças. mas se vc o mima e gosta disso, admita. é melhor pra todo mundo!

para outras espécies

cada espécie tem um tipo de ciclo cicardiano e tudo mais q citei. a maior parte dos passaros, por exemplo, é completamente diurna. alguns são monogamos. outros poligamos. alguns cuidam de um filhote so. alguns vivem em colonia. como vimos, cada fato tem uma implicação.

portanto, estude a biologia da espécie. levante esses comportamentos gerais e pense um pouco q vc vai conseguir uma forma de convencer o animal a fazer o q vc quer, sem ter q apelar para a violencia. nem sempre é possível garantir a convivencia de todas as espécies o tempo todo. primatas, por exemplo, são uma peste, possuem uma agressividade notável e é dificil de burlar numa convivencia de longo prazo.

mas garanto q vc vai fazer sucesso nas rodas de conversa e vai ter uma convivencia mto melhor com seus animais.