Pedra do Lopo – Travessia Extrema – Joanópolis

25 02 2018

Aviso de antemão q este não é o relato de uma travessia, pq fomos ate o pico do Lopo e voltamos para Extrema, num dia de caminhada. Este local é extremamente interessante para um dia de caminhada, pois é pertinho de São Paulo e de Belo Horizonte, da pra fazer num dia, tem um nivel de dificuldade baixo (explico mais abaixo), o que torna acessível e atrativo para qualquer um. Sem contar que a vista é bem interessante, o q é um gde estímulo.

Pico do Lopo, Extrema - MG/Joanopolis - SP//embedr.flickr.com/assets/client-code.js

Vista do cume da serra do lopo!

A informação mais importante para os colegas que tem menos tempo (ou os mais preguiçosos) é q a maior parte da elevação pode ser feita de carro, sobrando poucos metros para serem subidos a pé. Existem basicamente 2 opções, subir a pé a partir da cidade, ai tem uma elevação mais importante OU subir de carro ate a entrada da trilha propriamente dita, onde começa um “single track”, uma trilha onde passa uma pessoa por vez. A estrada não é das mais destruídas, é relativamente bem conservada e não oferece muitos problemas.

Apenas para chegar no pico do Lopo, na região mais alta propriamente dita, lá tem um trecho curto de escalaminhada, q é tranquila pra quem esta acostumado, mas que pode ser difícil ou perigosa para crianças, pessoas idosas ou se vc estiver carregando mta carga. Mas mesmo que se evite este ponto, que é o da foto acima, as outras paradas não deixam nada a desejar e valem mto a pena.

A distância de capitais tb é um motivo q deixa este lugar bem atrativo, ja que nos finais de semana a trilha sempre tem gente, o que facilita as coisas em qquer problema.

A serra do Lopo

Este local pertence ao complexo da Serra da Mantiqueira, que é a cadeia montanhosa que se estende pela região de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais com picos que chegam ate a 3000 metros de altitude em relação ao nível do mar (parece obvio, mas é bom ressaltar isso!).

Especificamente, a serra do lopo tem altitude máxima de 1780 metros, se localiza numa região de proteção ambiental e oferece uma vista privilegiada da represa do Jaguari. O nome da serra se refere a presença de mtos “lobos”, que na verdade são cachorros do mato. Num determinado momento ate mesmo sentimos o cheiro deles(sim… ser veterinário tem dessas!).

Neste mapa, coloquei como referência as pistas de parapente/asa delta, que são uma ótima referência para localização.

As atrações/Paradas obrigatórias

Todos estes pontos estão marcados no mapa acima, então ajuda um pouco na visualização.

as rampas de voo de parapente e asa delta

 

pedra das cabras

O nome desta área foi dada por causa de um ex morador que criava cabras nestas pedras.

pedra das flores

Nesta regiao, em determinadas épocas ocorre um show com a florada de diversas espécies, especialmente lirios, que habitam a região. Repare nos detalhes, já que a região é rica em bromélias e orquídeas de diferentes espécies. Independente do seu nível de interesse nas plantas, é uma parada obrigatória!

Cume da Serra

Este local necessita de alguns metros de escalaminhada e se vc quiser chegar ao livro ata que se encontra no ponto mais alto, é necessário um pouquinho de rapel.

sempre válido, alguns links pra mais informações!

http://www.mochileiros.com/travessia-da-serra-do-lopo-de-extrema-mg-a-joanopolis-sp-t21508.html

http://serradolopo.com.br/site/17/pg13.asp

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: