O Aquario de São Paulo

8 06 2015

Antes de qquer coisa, como sei que tem mta gente que é contra as instituições que mantem animais cativos em exposição (claro, ne? Pq o q os olhos não veem, o coração não sente.), acho importante a leitura deste texto, que trata justamente da importância de tais locais. Estamos numa era de MTO radicalismo, coisa q em geral é bem burra… mas quem quiser pensar um pouco, tem ai uns comentários pertinentes sobre como eu vejo.

Outra coisa: não passo pano pra instituição zuada q maltrata animais. Não vou em locais q dopam animais nem q tenham suspeita de atitudes não éticas. A escolha de apoiar ou não é individual. Eu apoio instituições que visam educação e conservação.

Aquário de São Paulo fica na cidade de São Paulo, na região do Ipiranga, bem próximo ao metro Santos – Imigrantes. Fácil acesso!

Sao diversas espécies do mundo inteiro, de peixes de água doce e salgada. O aquário está evoluindo e se tornando um zoo. Atualmente eles possuem diversas espécies de mamíferos que estão divididos por localização, num passeio onde andamos de continente em continente.

Clipe com imgs gerais do aquário.

A primeira parte do passeio eh dedicada a animais de sangue frio.  SÃo diversos aquários com peixes de diversos lugares do mundo, anfíbios,  cobras, jacarés e lagartos. Nesta área me chamou mto a atenção peixes como o poraque (Electrophorus electricus), as arraias de água doce e o oceanário dos elasmobrânquios (tubarões e arraias). Uma espécie que precisa ser notada eh o lagarto Monstro de gila (Heloderma suspectum) que eh um dos pouquíssimos lagartos venenosos do mundo.

A área dos mamíferos começa com o Tapajós, um peixe boi (Trichechus manatus)  que foi encontrado ainda filhote sozinho no rio Tapajós. A área dele eh simplesmente fantástica, ele divide o espaço com diversos pirarucus (Arapaima gigas) e tambacus. O tanque pode ser visitado tanto pela vista lateral,  quanto por cima, onde passamos via uma ponte.

Imagens de tapajós, o peixe boi, e da foca!

Ai entramos em contato com diversas espécies de mamíferos, como o tamanduá mirim (Tamandua tetradactyla),  pinipedes,  lontras, raposas voadoras (Pteropus giganteus),  cangurus (Macropus sp) e, ate mesmo dois equidnas (Tachyglossus sp.), um dos poucos mamíferos que se reproduzem via postura de ovos. Importante lembrar que cada um dos animais, em especial os brasileiros, possuem sua história e nenhuma eh la mto feliz e isso,  na minha opinião, eh de extrema importância para conscientização do público quanto os atuais desafios da conservação ambiental.

Os ursos polares (Ursus maritimus) são um show a parte.  Eles possuem uma área respeitável, com amplo espaço e temperatura controlada, o que eh essencial para a espécie, que esta ameacada de extinção.

Um lance legal q deve ser ressaltado eh q o aquário tem parceria com uma instituição chamada “shape of enrichment”,  e promove enriquecimento ambiental para os animais. A importância disso eh tremenda, pq o cativeiro eh uma prisao e caso nao se mantenha a mente ocupada, os animais entram em stress, começam a apresentar problemas psicológicos e psiquiatricos que podem levar a doenças serias.

Acho que falta um pouco de cuidado na hora da educação ambiental. Aos sábados vemos hordas de crianças urrando e batendo nos aquários/ viveiros, e pais não muito preocupados. Entendo que na maioria das vezes os pais e as crianças querem apenas isso, mas sinto falta de material em texto junto aos animais.

Tb devo ressaltar que o trabalho de manutenção (herculeo) eh muito bem feito. Tudo muito limpo, animais saudáveis e staff se movimentando e trabalhando o tempo todo.

Este passeio eh bem caro. O adulto paga 60 reais. Porem acredito que vale muito a pena. Afinal, nao eh todo dia q vemos um peixe boi, lemures e ursos polares.

Quer ler mais sobre o que fazer em SP ou no Brasil? Clique Aqui!

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: