A importância das coleções de animais no novo milênio

2 06 2015

O Brasil possui diversos aquários e zoológicos, cuja a imensa maioria eh público e isso gera diversas distorções quanto sua função. Como existe uma gigantesca má interpretação sobre a função deste tipo de instituição, vou resumir aqui a importância e a problematica da manutenção da fauna em cativeiro (me foco nisso pq sou vet), como forma de embasar minhas considerações em outros posts. Este é basicamente um post onde vou discorrer sobre o assunto pra rebater eventuais (e comuns) criticas qdo falo de criação de animais, viagens e etc.

Infelizmente a imensa maioria das pessoas que dizem defender os animais são completamente ignorantes sobre o assunto e acabam propagando bobagens. Não é culpa delas. Realmente é muito mais fácil viver no mundo da carochinha e acreditar no que lhe convêm, preferencialmente num mundo com claro “certo e errado”, do que pesquisar, aprender, entender uma conjuntura sócio econômica com diversos atores, onde o certo e o errado se misturam. Por isso, peço paciência com este texto, pq ele é realmente denso.

ave avariada por pedrada de criança chata!

Neste texto eu discorro mto sobre zoos padrão, sobre locais onde existe seriedade. Claro q existe merda de todo tipo. Só q é mto fácil descobrir onde não é sério: se o zoo permite que vc entre no recinto e fique abraçando bicho, o lugar não é sério. Ponto final. E felizmente, esses locais são poucos. O tipo de zoo q vc vai apoiar, é uma escolha estritamente pessoal.

Agora… algo q precisamos parar desde já e antes de tudo é com historinha de gente burra, tipo “ain! eles comercializam animais!”. Os Zoologicos e os CETAS (centros de triagem de animais silvestres) brasileiros estão ABARROTADOS de animais, sejam apreendidos pelo tráfico, seja encontrados adoecidos pelo Brasilzão afora. Especialmente zoos NÃO precisam comercializar animais. Bicho precisando de lugar pra ficar tem a rodo.

O desequilíbrio e o cativeiro

Promovemos, como espécie, diversas coisas horrorosas que influenciam mto a existência de vida no planeta. Pra citar algumas coisas q rolam no país, temos a Mata Atlântica reduzida a uma pequena fração do que já foi, bestialidades ambientais que geram deformações que modificam o ambiente de tal forma que eh imprevisível o que ocorrerá (como a construção desenfreada e sem critério de hidroelétricas), introdução de espécies…

Td isso gera desequilíbrio e mtas vezes o único retorno possível a um equilíbrio é um conjunto vazio. Não existe retorno a uma situação prévia. E o maior problema não é a caça nem o comércio de animais (que são sim GRANDES problemas), mas sim a destruição do meio ambiente,  q impede a vida e a reprodução animal. Afinal de contas: como realocar animais se não temos onde solta-los???

Condições para a vida animal 

Pra haverem animais em um local, são necessários 3 fatores indispensáveis: comida, abrigo e água. E o desmatamento gera distorções em todos estes 3 pontos.

A água eh importante não só para beber, mas tb nas questões de umidade que podem gerar ou nao ambientes seguros para o desenvolvimento dos ovos, por exemplo. Portanto, o q importa é a quantidade ideal de água, não apenas água. O excesso de líquido acaba com o deserto ou com o cerrado, mas a falta dela acaba com a mata tropical.

Da mesma forma, o excesso de água num deserto eh algo totalmente diferente do excesso para a floresta tropical. Sem matas o ciclo de água tb eh afetado. A água evapora na hora “errada”, escorre pro lugar errado, e isso gera inclusive falta de água nas cidades, assunto tão em voga para os paulistanos.

Com alterações no regime hídrico e na quantidade de mata, o alimento desaparece, seja a planta nativa q alimenta as especies que la vivem e evoluiram juntas, seja os consumidores primários, como roedores, e especialmente os consumidores de topo de cadeia, como onças ou furões. Sem agua e sem comida, acontece algo q estamos acompanhando diariamente: predadores de topo de cadeia acabam aparecendo por áreas populadas e desmatadas. Isto ocorre simplesmente pq NAO HÁ COMIDA SUFICIENTE PRA MANTER ESTAS ESPÉCIES NO AMBIENTE.

Você sairia da sua casa pra procurar comida na mata? (espero q não…) Animais da mata, da mesma forma, NÃO querem sair da CASA DELES (a mata) para procurar alimentos!

O terceiro fator para exterminar a fauna eh acabar com o abrigo. Sem a mata, os pássaros não tem local para construir seus ninhos. Nao existem tocos para q os animais se abriguem. Nao existem raizes para que eles construam ninhos, como mtos caes fazem. E os animais entram num stress gigantesco.

Eles evoluiram (e tb nasceram e cresceram) para estarem dentro de uma ambiente onde se sentem seguros. Animais de cerrado estão acostumados com ambientes onde eles veem qquer coisa chegando de longe. Animais de florestas gostam de se sentir seguros dentro de um ambiente onde eles sabem q estão escondidos em tanta informação visual que dificilmente alguem notará ele lá. E trocar o ambiente de cada espécie só gera stress. Mto stress.

Atualmente temos muitos trabalhos de pesquisadores serios q mostram q temos uma grande quantidade de animais silvestres capturados em diversas regioes do país, altamente infestados por diversos parasitas, tanto internos quanto externos, o que demonstra que esses animais estão enfrentando situações muito dificeis.

O principal problema da reintrodução: pq não podemos reintroduzir animais no ambiente natural?

SOMOS 7 BILHOES DE SERES HUMANOS. Nós tomamos todo espaço deste planeta. Encaremos esta realidade.

E sabendo que o humano é o pior de todos os inimigos, como podemos reintroduzir animais no ambiente natural, caso eles tenham contatos positivos com seres humanos? Um exemplo claro: imagine que encontramos um filhote com a mãe morta, ou sozinho. Ai, algum ser humano o pega, o alimenta e cuida dele ate que ele tenha um determinado tamanho, o liberando a própria sorte no local onde foi encontrado. Como este animal reagirá no ambiente, caso encontre outros seres humanos?

Ele não terá o receio e o medo (saudável) que um animal deveria ter. Especialmente se este animal estiver passando fome (o q é MTO PROVAVEL, pq sendo ele um filhote, a mãe não teve tempo de ensina-lo a “forragear”/caçar, a procurar alimentos) ele terá muito menos impedimentos parar procurar seres humanos. E seres humanos nas florestas, em geral, são caçadores. Esta “simpatia” pelos seres humanos, é o q especialistas chama de “imprint”. Clique aqui pra ler mais sobre este hábito na wikipedia.

Uma coisa muito importante que é dita nos meios que resgatam animais em construções de barragens e etc, é q o melhor é qdo o animal vai embora com raiva de vc, por que assim vc sabe que ele continuará evitando contato com seres humanos.

Por outro lado, pensando num contexto de ecologia mais amplo, o ponto principal no nosso cenário de degradação ambiental é que possuímos meio ambiente doente, incapaz de suportar vida animal. Especialmente qdo falamos de Mata Atlântica (mas aqui posso falar de TODOS os ambientes naturais do MUNDO), não temos espaço pra nada. São milhares de “manchas” de mata espalhadas no meio de diversas areas desmatadas, de plantacoes ou pasto, onde os animais de mata se recusam a ir. Os animais ficam literalmente ilhados nessas manchas de mata dentro de um imenso pasto.

Pra se ter ideia do tamanho da área necessária, um felino de gde porte, como uma onça, ocupa áreas de 60-90 km quadrados. Eles necessitam de um suporte, de plantas, consumidores primários, secundários, etc… de uma area mto grande para se sustentarem.

Outro exemplo são cervideos que habitam regiões alagadiças. Com o controle dos alagamentos periódicos para favorecer plantações, ou ainda o alagamento total dessas areas para construcao de hidroelétricas, simplesmente nao temos mais locais que possam receber especimes.

Portanto, se uma area eh habitada por felinos e queremos rehabilitar, introduzir especimes, a primeira coisa q eh imprescindivel eh justamente saber se essa área suporta. Sendo q temos menos de 10% de mata atlântica, completamente desfigurada e separada em manchas… como soltar animais numa area assim? Pra condenar tanto ele quanto os que já estão ali a uma competição por comida?

O contato com doenças

Neste caso vou citar a famosa historia do furão de pé preto. Esta espécie, q estava beira da extinção, eh muito sensivel ao virus da cinomose, doença mto conhecida pelos proprietários de cães. Esta eh uma enfermidade altamente debilitante, gera uma diarreia terrivel e evolui para sintomas no sistema nervoso, que, no caso dos furões, invariavelmente evolui para a morte. E a introdução da cinomose nas populacoes desta espécie de furão foi justamente no contato entre cães e furões.

Agora… e se eu te contar que os pinipedes, as focas, sao altamente sensiveis ao virus da cinomose? E se um animal for “salvo” e reintroduzido, porem hospedando o virus da cinomose? E se eu te contar que os pinipedes muitas vezes vivem em colônias gigantescas? Isso pode gerar “simplesmente” o extermínio de grandes populações, ou ainda a extinção de diversas especies, como quase geraram no caso do furao do pe preto.

Outro exemplo, menos cotado pq anfíbios são animais que a maioria das pessoas simplesmente ignora, eh o mortal fungo Batrachochytrium dendrobatidis. Esta espécie foi introduzida via a espécie de rã Xenopus laevis, que é portador são. Vale ressaltar que os anfibios como um todo estão em declínio e os estudiosos temem que logo tenhamos uma extinção em massa nesta classe, sendo que este fungo tem um papel importante nesta hecatombe, ja que a maioria das espécies não consegue conviver com este fungo.

Dentro deste cenario, a transmissao de doencas que sao benignas pra uns e mortais pra outros, eh uma constante. Tb devemos lembrar que isto já ocorreu com humanos. Durante a colonização da america, os homens brancos trouxeram doenças que dizimaram povos indigenas.

Um cenário sombrio

Neste cenário, o cativeiro eh uma opção extremamente importante, atuando como reserva genética , como “deposito” de animais, como ambiente de PESQUISA quanto a manutenção das espécies animais pq NÃO PROTEGEMOS AQUILO QUE DESCONHECEMOS.

E qdo eu digo “deposito”, nao estou brincando. Eh realmente um deposito pq ao mesmo tempo que nao temos espaço pros animais na natureza, apreende -se uma enorme quantidade de animais que alimentam o tráfico mundial de animais. E as instituições, especialmente as publicas, mas tb as privadas, dificilmente recebem aporte financeiro o suficiente para manutenção de toda estrutura.

A maioria dos especimes debilitados pela captura e pela vida dificil na natureza, convivendo com a pressão humana fortissima. Muitos já com deformidades que impedem o retorno para a natureza. E a questão que não quer calar eh “O QUE FAZER COM ESTES ANIMAIS?”.

As funcoes do zoo – resumo

1- educacao ambiental
2- contato do ser humano com a natureza
3- reserva genetica
4- estudo sobre a biologia das espécies
5- estudo sobre a medicina das especies
6- estudo spbre a reabilitação das especies
7- um ambiente de guarda de animais que não podem ser re-introduzidos

Novamente repito: Obviamente, existem os mais diversos zoos, desde os que vao dopar os animais para que visitantes fiquem abraçando eles, ate aqueles cuja maior parte do trabalho passa completamente despercebido pelos leigos. Qual vc vai apoiar, eh uma escolha sua.

Admitir a complexidade do cenario e debater com profundidade, ou criticar q nem ativista sem cerebro, tb eh uma escolha individual.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: