Phi Phi Island – Uma das pérolas no mar da Tailandia

25 05 2015

Phi Phi é uma dos mais bonitos e interessantes arquipélagos da Tailândia, a ponto de algumas praias terem sido utilizadas para imagens de filmes hollywoodianos. Em koh Phi Phi Leh, área de proteção ambiental, foi gravado o filme “a ilha”, com Leonardo DiCaprio.

A ilha principal se chama Phi Phi Don, possui um formato semelhante a uma borboleta (depois de vc pisar nela e fumar mto crack, vc enxergará claramente isso), sendo q a parte que une as asas é onde fica a maior parte da hospedagem e da cidade.

Para chegar lá

A melhor forma de chegar em koh PhiPhi, ou qquer ilha da Tailândia, é comprar um pacote numa agência de turismo em Bangkok. Tem uma caceteda pelo centro, especialmente em Khao San Road, onde o nosso hotel nos indicou. Não costuma ser um grande problema, mas é bom adquirir as passagens com antecedencia pra garantir que vc não irá ter problemas, especialmente se tiver hospedagem marcada ou outros compromissos.

Nestes pacotes geralmente estão inclusos ticket de onibus que vai te levar pra um dos portos de onde saem embarcações para as ilhas, seja koh Phangan, Phi Phi, Samui… O mesmo trajeto pode ser feito via trem, mas eu não fiz então não tenho muita ideia. Embarcações para Phi Phi partem de Phucket e de Krabi, entre outros (poucos) destinos.

Pra pegar o busão não tem erro, é so chegar no horário e fazer o check in, isso vai estar bem explicado. A questão maior é quanto vc desembarca no local onde rola a baldeação para o barco.

Nisso começa um problema chato. Especialmente qdo vc chega de noite, não tem NADA de informação. Eles te soltam durante a madrugada num estacionamento, obviamente no final dele é onde ocorre o embarque, mas… fodam-se vcs. Vai ficar esperando o embarque sem informação e se reclamar vai ficar mais confuso ainda.

A real é q não tem segredo. Aproveite a espera, coma alguma coisa nas lojas de conveniência, e relaxe um pouco. Leia, ouça musica… sei la. Vc vai ver a movimentação maluca pra fazer o check in e é basicamente isto q vc precisa. E nao precisa cada um fazer o seu check in, va um so com todos os comprovantes dos amiguinhos e faça sozinho. Relaxe e so fique esperto na movimentação do q importa: o lugar do check in e o lugar do embarque propriamente dito.

Depois do check in, existem duas opções, é legal vc saber de antemão como vai rolar pra estar preparado:

– Vão chamar todo mundo, pq é tipo uma linha de barcos q vai pingando de ilha em ilha.

– Vão chamar pelo horário do barco, q vai direto pro lugar.

A primeira opção vão dar pras pessoas uns adesivos coloridos de acordo com o destino. Em geral é um barco absurdamente gigante com capacidade pra centenas de pessoas. Neste caso, ao embarcar já veja com a tripulação se tem sala vip, onde vc paga um valorzinho a mais e vai numa poltrona legal, numa área onde o barco não pula mto, com tv, e espaço pra vc tirar um cochilo do bom.

Se for embarque por horário, pode dar merda caso alguem atrase. Fiquei esperando tipo umas 3 horas, pq pela falta de comunicação, não nos levaram pro lugar correto, atrasamos e tivemos de esperar tipo um barco extra pra ir pra la. Nisto recomendo q vc não aceite apenas a palavra de um dos “guias”. Va conversando com todos, pq em alguns lugares a desorganização é DOSE. Ao mesmo tempo, pode ser q cada um te de uma opção, ai vc vai ficar confuso. Hehe!

Pelo atraso, foram umas 3 horas a mais. Ia saindo barco lotado sem lugar pra nossa turma e a gente precisava esperar. E não adianta reclamar, ameaçar, dizer q é advogado… eles cagam pra vc. E se vc estiver com isso em mente e aceitar seu destino mais suavemente, irá ser melhor.

A ilha 

A primeira coisa q notei é q o que mais tem nessa ilha é gringo que trabalha parte do período para continuar sua estadia. E existem diversas opções. Se vc é dive master, se vc tem qquer tipo de caracteristica diferencial, até mesmo se vc fala PORTUGUES (tem brasileiro e português pra cacete por lá), vc consegue descolar um empreguinho de meio perioso.

A segunda coisa q vc vai notar é isto aqui:

long tail boat em maya bay

Foto cliche de um dos lugares mais fantásticos do mundo!

Ou seja: relax. vc está numa das ilhas mais fantasticas do mundo.

Uma coisa q é bom pra uns, mas é péssimo para outros é q a ilha ta praticamente uma Ibiza. A noite rola balada ate altas horas da madrugada com direito td q vc estiver afim. Na minha opinião isso é bem triste por que a ilha tem mto mais jeito pra um resort paradisiaco com natureza abundante, do que um espaço pra hippie vagabundo pirar nas drogas ou molecada europeia descobrir o mundo (q é basicamente o q acontece la, mtos jovens querendo mta balada).

Ok o cara pirar nas dorgas, problema dele. SO QUE NÃO FICA JOGANDO VIDRO NA PRAIA, PORRA. Tem muito vidro pelas praias. MUITO. Tanto q eu desisti de recolher. Felizmente a areia lá é bem grossa e acaba dando rapidamente uma boa lixada nas faces cortantes e não rolam mtos acidentes. Não descuide do chinelo e divirta-se!

Muito vidro na areia de Koh Phi Phi

A inteligencia humana tem limites. A estupidez NÃO. Cuidado com os pés em Koh Phi Phi Don.

A vantagem é q vc consegue sim sair desta região (Loh Dalum bay e Ton Sai bay) q concentra brutalmente as festas e é onde provavelmente as pessoas ficarão hospedadas em sua maioria (pq a hospedagem fora deste espaço tende a ser cara. REALMENTE cara.). E a melhor parte está justamente fora deste centro. Tanto em hospedagem quanto em maravilhas naturais.

Com a ajuda de um taxi boat, q não é la muito caro, vc tem acesso as outras praias mais “remotas” que da um trampo pra vc chegar de outra forma. Se vc quiser voltar, é mto simples. Vá ate a praia e pegue um barco de volta! Porem rola um probleminha importante: vc tem q sair ANTES de chegar a maré baixa, pq nesse momento começa a dar trabalho de arrumar um taxi, pq tem q ser um q esteja mais ou menos disponivel numa área navegavel.

O q eu fazia, e funcionava mto bem, era descer em uma praia, ia andando pela trilha que liga as praias, o que te dá acesso a toda cidade. E na volta eu simplesmente seguia as placas que levam a Ton Sai Bay. O “problema” é q de loh lanna pra ton say bay a parada é meio fechada, a mata é meio complicada, mas nada q te deixe mto triste. So faça a trilha num horario com luz, pq tem porções ingremes e vc pode ter dificuldades no escuro.

Trilha que liga Ton say bay e Loh Lanna bay,

Para chegar em Ton Sai bay é so seguir a trilha!

Comida

Prepare-se para comer mal.não MUITO mal, mas aqui não tem NADA de muito interessante. Como a prevalencia de gringos é MUITO grande, tenta-se oferecer alimentos mais proximos dos que os “westerns” curtem. Isso significa q vc vai ver muito mais “barbecue” e “pizza”. Mas isso não é bom. A qualidade do trigo é péssima em toda a extensão do país, o que se reflete na qualidade do alimento final. Nao é podre, que vai te deixar doente, nem nada. So fica longe do que vai agradar ao paladar.

A base geral da alimentação no oriente é ARROZ. A base proteica da alimentação no oriente é pato e frango. Obviamente, a produção do trigo, laticionios e da carne bovina ficam um tanto prejudicadas. Sem contar que uma pizza ou um churrasco é mais caro do que um bom pad thai. Se é só pra matar a fome, manda ver em qquer coisa. Se é vc faz questão q seja minimamente aprasivel ao paladar, restrinja-se a pratos locais. Isto vale para todo o oriente, mas é especialmente verdade aqui.

Outra questão importante é quanto a hidratação. Eu particularmente consumia shakes de fruta direto. Obviamente o uso de água não tratada pode te trazer coisinhas desagradaveis como vermes e colera, mas… eu assumi o risco. A real é q é bem dificil vc avaliar se rola manipulação da comida com minimo de higiene, pq lá o movimento é bem grande e por isso o pessoal ja deixa tudo no jeito pra preparar os shakes. Se vc levar um cloro e aplicar na sua bebida, é bom, mas… não garanto nada.

Fauna e Flora

Pra quem gosta de animais e curtem aquarismo, isto aqui é um paraíso. Nas praias é possível ver mtos peixes e outros seres vivos que vivem na área rochosa, bem como fazer um snorkeling sem compromisso. Da pra ver MUITAS espécies diferentes, tanto de peixes qto invertebrados.

Já na área de mergulho scuba e snorkeling propriamente dito, vc verá as mais diversas espécies que povoam o imaginário dos aquaristas, como Zanclus cornutus ou o cobiçado Ballistoides conspicillum (espécie q infelizmente n vi). Existem MUITOS points espalhados pelo arquipelago e não conheci nenhum q seja de menor “qualidade”. Vale comentar que os passeios para snorkeling geralmente incluem mascara e snorkell, porem poucos fornecem pés de pato.

Outro mergulho mto legal é o shark point, onde vc irá ver algum tubarão, dos pequenos aos grandes, mas normalmente animais com menos de 1,5 m. Neste ponto, os pacotes prometem avistar pelo menos um tubarão. Um ponto importante é q o mergulho ocorre apenas de maio a outubro, pq as correntes na área se tornam perigosas.

Pro pessoal que busca um passeio de nivel maior, existe a possibilidade de tentar a sorte pra encontrar um whale shark ou raia manta. A 65 km de phi phi, existe um ponto chamado Hin Daeng e Hin Muang, onde ocorrem muitos avistamentos de ambas espécies. Porém, 65km de speed boat é algo meio complicado, então o mar e o tempo tem de estar bem estável, e as vezes o passeio contratado pode ser cancelado no ultimo minuto.

Fora isso… tem a ilha dos macacos, q é bizarra, é um monte de macaco que rouba comida de todo mundo, com pessoas sem noção comendo e alimentando os animais. Bom pra passar raiva da falta de noção.

Passeios

Koh Phi Phi Leh – Maya bay – Um dos points q PRECISAM ser vistos. Um dos pontos únicos do mundo. tanto em relevo quanto em paisagem. Esta é a segundo maior ilha do arquipelago, localizada a 1,5km de koh phi phi don.

Nesta praia foi gravado o filme “a Ilha” com Leonardo diCaprio, o que levou a modificações na ilha que geraram danos permanentes para a natureza. Todo este espaço faz parte de um parque nacional. Qdo vc desembarca na praia, deve pagar uma taxa de conservação da area, q mantem banheiros e área de camping, q me parece q não podem mais serem utilizadas.

Antigamente era permitido um numero de acampamentos para  aqueles que querem curtir mais o espaço. Queria mto ter feito, pra ter uma longa exposição da praia com um ceu estrelado ou algo do tipo, mas fui informado que não é mais possível. Porém… verifique a possibilidade! Vai que…

Esta praia LOTA. Lota tipo balada fervente em SP. Por isso recomendo fortemente que se feche um barco que saia bem cedo (os “private” são bem flexíveis qto horário) acorde MTO cedo, tipo 6 da matina, e chegue antes das 7 lá. Só assim vc terá UM POUCO de paz neste lugar. Após as 9:30 começa a ficar MTO cheio.

Conhecendo a ilha a pé/de taxi boat – Reserve pelo menos dois dias para conhecer todas as praias da ilha. Não são muitas, as principais vc vai ver de longe, mas tem mtas q vc so vai descobrir perguntando pros locais como chegar. Ai vale uma conversa onde vc estiver hospedado ou uma boa memorização qdo vc estiver passeando em volta da ilha, pra lembrar do local, descreve-lo e conseguir orientação pra chegar la.

Durante o passeio pela estrada asfaltada vc irá encontrar diversos caminhos para mirantes, mas sempre obedeça uma regra principal: nunca suba durante o final da tarde. Pegar uma trilha ingrime no escuro é uma merda e caso vc tenha q pegar tb a trilha pra ton sai bay, é recomendavel q vc encontre algum lugar para passar a noite.

Vc irá encontrar alguns poucos pequenos bares e mercados em alguns pontos da caminhada, por isso leve uma garrafa de água, um pouquinho de comida, não precisa de nada pesado, e não se preocupe mto.

Os resorts tb merecem serem conhecidos, mesmo q de passagem.

View Point – Sim, é uma merda subir tudo aquilo a pé. Da mo trampo, é BEM ingrime, cansa. MAS EM COMPENSAÇÃO, a vista do por do sol é impressionante e IMPERDÍVEL.

Passeio de barco pela região – Existem DIVERSOS passeios de barco, private ou em grupos que pode circular pela região de Phi Phi don, e toda região do parque nacional e ir ate mais longe, caso seja combinado. O que eu recomendo é juntar um grupinho de umas 5-10 pessoas, q tenha afinidade, fechem um barco por um dia e saia por ai sem compromisso. Ai vcs entram e saem de cada lugar de acordo com sua vontade, fazem snorkelling o qto vcs quiserem, vão pra onde quiserem e bundam o quanto quiserem.

Só tenham em mente que existem as lanchas e existem os barquinhos “long tail”. Pra um grupo do tamanho q sugeri, um long tail é lento (ok… ele é lento normalmente, ate com uma so pessoa dentro), e é relativamente instavel. Por isso uma lancha pode trazer mais segurança, mais conforto, e mais tranquilidade, bem como uma geladeira cheia de liquidos.

Nas minhas frescuras de segurança, é ok ir de long tail de um lado pro outro da ilha, de uma baia ate a outra, porem é melhor evitar long tails em viagens mais longas. Não acho legal nem ir ate Phi Phi leh neles.

Quer saber mais sobre a região? Então clique aqui para acessar uma página com todos os links do blog relacionadas com viagens ao sudeste asiático.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: