Ha Long Bay – Vietnam

20 05 2015

Ha Long Bay (“onde o dragão entra no mar”) é  uma região próxima a Hanoi, onde as questões de topografia/geologia se mostram mais incríveis. Como o terreno se formou muito recentemente, as montanhas calcareas MUITO ingrimes e rochosas pulam aqui como se fossem lanças. E pela importância tanto na beleza, quanto na biodiversidade, esta baia foi declarada patrimonio mundial da UNESCO. Nada mais justo.

Vale comentar tambem que a área é extremamente estratégica para o Vietnam, a ponto de ser um ponto de grande interesse durante a guerra contra os EUA. E não é dificil de ver pq, já que a grande quantidade de montanhas geram muita defesa e dificulta uma batalha maritma.

A baia pode ser visitada em cruzeiros q variam de duração. O barco vai pingando de lugar em lugar, e basicamente temos passeios em praias, cavernas, remadas por áreas interessantes, bem como avistamento de animais.

Contratamos um cruzeiro aqui no Brasil, com ajuda do trip advisor e saimos do país com tudo pago e pronto. Escolha bem o barco pq vc pode contratar um com estrutura bem porcaria.

Uma van nos pegou no hotel, em Hanoi, e nos levou ate o porto em Ha Long Bay, numa viagem demorada por causa dos limites de velocidade, não pela distância. Esta parte foi legal pra dar uma relaxada e ver pela janela do carro a rotina do povo. Nosso guia tb conversou mto com a gente tanto sobre a historia recente e antiga do Vietnam, quanto sobre questões sociais dos pescadores (um interesse meu, como podem ver em outros posts aqui mesmo).

Um lance muito interessante por lá, é q os pescadores moram literalmente no mar , nos barcos, onde eles possuem toda estrutura de uma pequena casa. São barcos pequenos, com 4 ou 5 metros de comprimento por 3 de largura, com uma área coberta e toda uma estrutura para organizar a vida no mar, como estrutura para levantar lonas e locals onde ficam guardados os utensilios, comida, roupas, etc.

Durante a navagação é comum ver pequenos barcos com familias inteiras e com o cair da noite, com alguma sorte podemos acompanhar a familia desmontando a estrutura de pesca e preparando a estrutura pra cozinhar ou dormir.

Chegando no porto, o embarque é fácil e rápido. Normalmente vc vai pra um barco de transfer, faz um passeio curto para dar aquela desestressada, ai sim embarca no barco onde vc irá passar as noites e etc.

As atrações são um tanto padronizadas e vc não tem um poder muito grande pra determinar coisas diferentes do básico. Em geral, no passeio de 3 dias, vc vai visitar coconut island, fazer 2 ou 3 passeios com caiaque, subir em algum bom mirante pra ver o por do sol e, pra finalizar, visitar uma caverna.

A parte que mais me interessou nos passeios foram caminhadas em regiões arenosas, e rasas, após um pouco de remo. La tive contato com diversas espécies de corais em ambiente natural. Pros aquaristas, este deve ser um momento especial!

Esta região não tem mto o que falar, mas muito o que ver.

O único passeio q eu achei meio dispensável, especificamente por causa do excesso brutal de turistas, foi a Wonder Cave. Legal é, mas qdo tem mta gente se acotovelando a coisa se torna meio mala. Porem, dependendo do horário é uma boa pedida.

Pra mim este foi um dos pontos altos E um dos pontos baixos da viagem. E já explico o porque: vacilei com minha bagagem e sumiram 100 dolares. Portanto: dinheiro? Na pochete, junto de vc. SEMPRE. E como temos sempre td muito programado, não da pra sair atras, chamar policia e o cacete a 4, acabei amarrado por isso.

Quer saber mais sobre a região? Então clique aqui para acessar uma página com todos os links do blog relacionadas com viagens ao sudeste asiático.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: