Mesonauta festivus – Acará Festivo

1 05 2015

O acará festivo (Cichlasoma festivum) ou Mesonauta festivus, q é o sinonimo atualmente aceito), é o nome popular de varias espécies bem parecidas q aparecem de forma frequente no comércio de peixes ornamentais. Todas elas possuem mais ou menos as mesmas necessidades no cativeiro e atingem o mesmo tamanho, cerca de 15 cm no cativeiro e 20 cm na natureza.

condições básicas:

ph – ácido

agua mole

temperatura – + de 25C

minimo de 100 litros

Como muitos ciclideos, este é um peixe razoavelmente agressivo com qualquer companheiro no aquario, porem se mantido sozinho, ele irá se tornar extremamente timido, não se alimentará a contento e isso gera diversos problemas. por isso é importante mante-los com dither fishes, evitando assim estes inconvenientes. da mesma forma, aquarios bem plantados, com diversos locais para serem utilizados como esconderijo são muito interessantes.

Ao escolher peixes para dividir o aquario com acará festivo, é importante pensar sempre que eles são constantemente atacados pelos festivos. Não caia na historia de que são peixes tranquilos. eles são valentões e predadores, que costumam consumir peixes menores no seu ambiente natural, como neons. Ele vai aproveitar toda oportunidade para agredir e perseguir peixes menores. portanto, é importante utilizar peixes resistentes como dither fishes de festivos. Meu aquario possui um cardume de sumatras, q tambem não deixam as agressoes quietas e sempre q podem dão uma mordiscada nas barbatanas do festivo.

Aceitam comida de qualquer natureza, são onivoros. Este é um detalhe importante, por que significa que não irão exitar em comer tanto os companheiros menores, quanto mordiscar suas plantas. portanto, tome muito cuidado em aquarios plantados. Ele muito provavelmente vai atacar sim aquela sua Echinodorus linda. A vantagem é q vc poderá alimenta-lo facilmente com qualquer ração industrial. Porem é importante garantir que ele terá acesso tanto a alimentos de origem vegetal quanto animal.

Apesar desta espécie ter uma manutenção bem simples, é importante ressaltar que são muito sensiveis a poluentes. Portanto, é importante manter a manutenção em dia, trocas de aguas parciais no minimo mensais, limpeza de filtros e cuidados com o acumulo das excretas nitrogenadas para que não ocorram problemas.

Pra distinguir os sexos é necessario mta experiencia. Dizem que os machos sao mais “bicudos” e possuem nadadeiras peitorais mais longas. O exemplar do video é comprovadamente uma femea. Sei disso pq ela ja desovou no meu aquario.

A reprodução em cativeiro é bem fácil no Brasil, onde a natureza (e um termostato nos estados mais frios) se encarrega de deixar a agua sempre acima de 25C e fornece naturalmente uma diferença de luminosidade (fotoperiodo) que vai induzir a produção de gametas.

Mesonauta festivus cuidando dos ovos

Mesonauta festivus cuidando dos ovos depositados num tronco.

O casal irá utilizar pedras ou folhas largas pra depositar os ovos. Em cerca de 3 dias eles nascem e ficam nas folhas e pedras. em uma semana eles começam a nadar e o casal irá guardar os filhotes. Os alevinos costumam aceitar comida industrializada, caso isto não aconteça, tente incentivar com comida viva, como artemia recem nascida.

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: