orientação qto a utilização de iluminação a led num aquario

15 11 2011

NOTA IMPORTANTE: este texto é relativamente antigo, foi escrito ao redor de 2009, em um outro blog, e o copiei aqui em 2011. mantenho no blog pq ta na historia, porem a tecnologia avançou e os preços baratearam e os produtos mudaram mto! encontramos facilmente fitas com 300 leds de 2 ou 3W, q ja vem praticamente prontos para o uso.

tb lembrem q “antigamente”, ao planejar a iluminação de um aquario plantado, era mais comum se falar em “1 watt por litro” do que em 30-60 lumens por litro, já q um sistema HQI/HMI era (e ainda é) bem caro, e o usual eram as lampadas fluorescentes. por isto, trago este adendo.

num aquário de 100 litros, precisariamos entre 3000 e 6000 lumens, o q é equivalente a:

  • entre 40 a 80 watts de luz HMI (80-100 lumens/watt)
  • entre 60 a 120 watts de luz fluorescente “compacta” (50-80 lumens/watt)
  • 1440 leds de 5mm (4 lumens/watt)
  • 100 leds de 1w (60 lumens/watt)
  • 75 leds de 2W  (100 lumens/watt)
  • 45 leds de 3W  (140 lumens/watt)
  • 30 leds de 4W (200 lumens/watt)
  • 20 leds de 5W (400 lumens/watt)
  • 10 leds de 20W (900 lumens/watt)

lembrem-se que esses números são bem genéricos, é so pra ter uma base, uma referencia pro planejamento. pra ter certeza, so medindo ou lendo as especificações do produto.

se vc quer manter um carpete de glosso, por exemplo, pense em 6 mil lumens, se vc quer plantas q demandam pouca luz, como criptos, algumas echinodorus ou anubias, os 3 mil lumens é o suficiente.

recomendo a leitura de dois artigos do aquahobby:

portanto, leve isto em consideração antes de me xingarem! abaixo, o texto “antigo”.


 

um dos grandes avanços da iluminação nos ultimos anos foi o estabelecimento da tecnologia LED como uma forma viavel, economica em termos de consumo energetico, porem o investimento envolvido para a instalação ainda é bem alto. isso não tira as grandes vantagens que esta iluminação traz: baixa produção de calor, alta eficiencia energetica, grande durabilidade (ate 60000 horas de uso). E os aquários estão ganhando, pouco a pouco, equipamentos e vantagens a partir desta popularização.

porem, neste momento onde tem tanta gambiarra e equipamento mal feito sendo vendido por ai, q invariavelmente irá falhar e trazer mal entendidos, devemos entender alguns principios q norteiam este equipamento para sabermos o q procurar.

pensando num aquario de 200 litros com iluminação equivalente a 1W/l, sendo 2 hqis de 70W, e 2 lampadas tubulares de 20W, podemos pensar que elas produzem:
70W de hqi = +-6000 lms cada.
grolux de 20 = +- 1200 lms cada.
total da iluminação = 14400 lms

pra uma iluminação equivalente em leds você precisaria de:
2880 leds de 5mm (+- 40 reais o cento) ou
200 leds de 1w (+- 5 reais cada) ou
150 leds de 2W (+- 7 reais cada) ou
90 leds de 3W (+- 10 reais cada) ou
60 leds de 4W (+- 15 reais cada) ou
40 leds de 5W (+- 25 reais cada) ou
20 leds de 20W. (+- 100 reais cada)

claro que na santa efigenia da vida tudo é mais barato e negociavel. estes preços são so pra dar noção, lembrando q é uma cotação feita em novembro de 2011.

tenha em mente que as medições que dizem que 1 led de 20W gera 900 lms e que um de 5W geram 400 ou 500, são feitas com corrente máxima e para haver o mínimo de durabilidade, precisa baixar a corrente, senão eles vão queimando aos poucos.

acho um investimento meio caro se for fazer sem know how de eletro eletronica, levando em conta q isso é so o preço dos leds! ainda falta uma serie de elementos pra fazer isso funcionar.

o problema de queimar led normalmente não é relacionado a qualidade deles, mas sim porque antes de cada led tem que colocar um resistor para reduzir a corrente, o que não tem normalmente. eles não suportam variações acima de 300 miliampere e mesmo com driver essa variação acontece. você sempre tem que trabalhar com a corrente abaixo da máxima.

os leds pequenos, de 5 ou 10mm são muito ruins e produzem pouca luz. aconselho procurar os leds de 5 WATTS, os que tem base de ceramica. eles entregam cerca de 350lm a 1 m, e segundo meus fornecedores, são 50 vezes mais brilhantes com um led de 5mm e deve ser por ai, porque quando comparo meus iluminadores de 18 leds de 5w (que fornece mais de 6000lm a 1 metro) com um com 160 de 5 mm, a diferença é gritante, ainda mais porque o primeiro tem angulo de 120, enquanto os de 5mm tem 15.

escolhendo seu equipamento montado
primeiro ponto que deve ser avaliado é se o produto tem um bom cooler, se tem os resistores q protegem os leds, se eles estão ventilados, se a caixa permite ventilação e se a placa é bem feita (o que é subjetivo).

sabendo que um iluminador profisisonal para videos, com 18 leds de 5W e bem feito, não sai por menos de 500 reais, desconfie de qquer material que oferecer grande quantidade de lumens por baixo preço. a medição do fluxo luminoso tem de ser feito a uma distancia fixa, normalmente 50 cm ou 1 m. portanto, é mto facil pro vendedor mal intencionado ou desinformado, dizer que um led de 10mm fornece centenas de lumens, qdo essa medição a feita com o sensor encostado no led. ja fique sabendo que um material desses não fornece mais que 10 lumens a 1 metro de distancia, sendo que um de 5W fornece mais de 300, dependendo da tensão.

seguem uns videos no youtube:


(so pra mostrar que o negocio é potente)


(demonstração de um equipamento que fornece mais de 10000lumens)

Anúncios