doação de sangue em pequenos animais

13 06 2011

a gente sempre ouve falar que doar sangue é um ato de amor a vida, e muitos tem isto como hábito, mas o que é desconhecido da maior parte da população é que este mesmo ato salva vidas de animais. não é a doação de sangue de um ser humano para um cão, por exemplo, mas sim de um cão para outro.

vale ressaltar que a transfusão é SEMPRE espécie especifica, de cão pra cão, de gato pra gato, do canario pro canário, do papagaio pro papagaio. qquer tranfusão entre espécies diferentes é um procedimento complexo que deve ser evitado ao máximo.

outro ponto importante é lembrar que este tipo de procedimento é um tipo simples de transplante, portanto não se deve pensar nisto como algo livre de riscos, apesar de extremamente corriqueiro. caso ocorra uma transfusão, o animal deve ser observado de perto por um profissional veterinário durante pelo menos 2 meses.

ok. mas o que o sangue faz?

o sangue corre pelas veias (vasos que chegam ao coração) e artérias (vasos que saem do coração) e estas ruas e avenidas transportam tudo q é necessário para que as células vivam adequadamente: nutrientes e oxigenio, levando embora os subprodutos, o lixo produzido por elas, como o gás carbônico e a amonia.

neste ambiente tambem se movimentam as células de defesa do corpo, que saem dos linfonodos e outros orgãos linfoides (que são tipo as delegacias de polícia do corpo) vão para os diversos orgãos para defende-los e vice versa. como o sangue é um tecido líquido, ele possui capacidade de coagulação pra garantir que eles vão ficar sempre dentro dos vasos. neste processo o sangue passa do estado líquido para sólido, formando um tampão caso as paredes do vaso quebrem, para que não haja perda desnecessária.

nisto, caracterizamos 3 das mais importantes funções do sangue: transporte de nutrientes, linha de defesa do corpo e coagulação.

pra que realizar uma transfusão?

na transfusão sanguinea visamos, basicamente, recuperar 2 dessas funções: o transporte de nutrientes e a coagulação.

o que é transfundido?

uma doação de sangue pode gerar diversos tipos de bolsas de hemocomponentes, mas as mais comuns e mais usadas são:

– bolsa de concentrado de hemácias – contem a parte vermelha do sangue, são as hemácias, que carreiam principalmente o oxigenio.
-concentrado de plaquetas – estes elementos sanguineos, as plaquetas, são essenciais para a coagulação. elas funcionam como elemento agregador, “colam” em superfícies feridas e ajudam a formar o coagulo.
– plasma – é a parte mais liquida do sangue, formada em grande parte por água, mas possui tb elementos importantes: alguns fatores de coagulação (elementos que ajudam a consolidar o coagulo) e proteinas que ajudam a carrear as diversas substancias utilizadas pelas células.

o teste de compatibilidade: pra que?

transfusão do sangue é um transplante de tecido, e isso tem mtas implicações. a policia do corpo, os leucocitos, tem como função básica garantir que tudo q temos dentro de nos, nos pertence. por isso, ao realizarmos a transfusão, se as celulas de defesa vão analisar se este novo elemento introduzido é ou não igual ao resto do corpo. ai q entra a importancia dos tipos sanguineos. os grupos iguais possuem semelhanças que confundem as células de defesa, que não destroem o sangue transfundido.

um exemplo bem simples: imagine um policial atras de um bandido. se ele sabe que o ladrão está num carro X, ele automaticamente irá parar todos estes carros para averiguação e vai deixar todos os outros passarem. da mesma forma, para o sistema de defesa, todas as células do nosso corpo são da marca Y, então se avistar uma célula X, ele irá lá averiguar e destruir.

e qto aos grupos sanguineos?

os cães possuem diversos grupos sanguineos, bem diferentes dos humanos. enquanto o ser humano tem basicamente o grupo ABO (ou AB0, como alguns preferem) e o rh (existem outros, conhecidos como “tipos raros”), os cães possuem 7 grupos, denominados pelos números de 1 a 7, sendo que o tipo 1 possui 3 tipos (tipo 1.1, tipo 1.2 e tipo 1.3) e é um dos mais importantes quando falamos de transfusão.

por este motivo a transfusão de sangue entre cães é um procedimento bem delicado e precisamos realizar diversos exames para garantirmos que existe completa compatibilidade entre os animais. por isso realiza-se os testes de compatibilidade, q não é apenas misturar os dois sangues, como explicarei a seguir.

os gatos são um tanto mais simples, possuem apenas 3 tipos sanguineos, o A, o B e o AB, sendo que podem existir outros ainda não descritos.

a transfusão entre gatos tem uma vantagem: mais de 90% dos animais são descritos como do tipo A, entao a chance de errar é menor. mas caso não se realizem os testes adequados, a consequencia é gravissima e pode levar o animal a morte, pq é sabido que o qdo o tipo B recebe sangue tipo A, ocorre uma reação mto grave e dificilmente reversível.

o teste de compatibilidade: mais informações!

para evitar problemas se realiza o teste de compatibilidade, onde se mistura hemácias do doador e plasma do receptor (teste maior), hemácias do receptor e plasma do doador (teste menor), em temperaturas de 4°, 25° e 36° celsius. a interpretação desse exame é complexa e o veterinário vai conversar com o patologista clinico para que cheguem ao parecer qto a viabilidade ou não da transfusão.

quem pode doar?

cães: podem doar cães com pelo menos 28 kilos, mais de 1 e menos de 10 anos, que estejam vacinados e bem cuidados.

gatos: como gatos são animais de pequeno porte com poucas celulas vermelhas (quando comparado a outras espécies), por isso se da preferencia a gatos de grande porte, como maine coon e rag doll. eles tem de ser negativos pra FIV e outras doenças transmissiveis.

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: