comportamento básico dos gatos

4 06 2011

os gatos NÃO SÃO TRAIÇOEIROS e NÃO SE APEGAM SOMENTE AO LOCAL. eles são vitimas de diversos preconceitos, que são mantidos por pessoas que na imensa maioria das vezes nem ao menos possuem um gato para compreender as suas necessidades e caracteristicas. neste texto vou falar sobre a vida dos gatos, para que possamos compreender como eles nos enxergam e pq eles fazem o q fazem.

ciclo cicardiano – os gatos são animais com habitos noturnos. é durante a noite que eles caçam e socializam. porem, isso não significa q ele so durma durante o dia e so fique acordado durante a noite. eles dormem varias vezes durante o dia. portanto, vc pensa que seu gato é preguiçoso, mas a verdade é q ele está mais ativo justmanente qdo vc está dormindo.

alimentação – gatos são caçadores solitários que capturam pequenas presas e as consomem, com preferencia a visceras. caçam por emboscada e são extremamente focados. por isso é importante que o alimento especifico pra gato seja oferecido em diversas porções durante o dia e a noite.

socialização – machos – formam grupos de animais mais fortes que dominam uma determinada área e tem “passe livre”. fazem reuniões em certos pontos, onde medem forças e se testam estabelecendo quem pode ou não ficar por ali. este comportamento é tão característico, que é retratado em desenhos animados como no TOPCAT, no Brasil conhecido com “a turma do Manda Chuva”.

gatos novatos são perseguidos e expulsos, até q provem q merecem estar naquele grupo, porem brigas mais claras são evitadas, pq por mais fraco, eles estão bem armados e podem se machucar gravemente. mas machucados leves são comuns, já que estão em constante prova.

caso um dos membros aparentar doença ou fraqueza, automaticamente será atacado pelos outros, até que prove ser “digno”.

femeas – formam grupos mais voltados a cuidar das crias. passam tb por provações dos grupos, mas por motivos sexuais são mais toleradas.

ambos os sexos – é interessante notar que mudanças fisicas, como mudança de cheiro ou tosa, deixam os animais diferentes e isso pode ser interpretado, pelos companheiros de área, como uma fraqueza ou doença. por isto, é comum que gatos sejam atacados após os banhos. alguns sabem mto bem disso, portanto ficam mais caseiros após estas mudanças, ate q volte a uma aparencia q eles julguem “normal”.

eles tb fazem alianças. pares ou trios podem se juntar , viver juntos e se proteger. são irmãos, convivem na mesma área, dormem proximos e um cuida da segurança do outro. é uma amizade, literalmente, pode ocorrer com animais de sexo diferente.

eles tb se comunicam com diversos sinais, como cheiro exalado por glandulas entre os dedos e do lado da orelha e por marcas fisicas deixadas em madeira, por exemplo.

territorialidade é um ponto chave e de extrema importancia. como vimos, os felinos são extremamente territoriais. consomem mto recurso natural (ratos, insetos e etc), eles realmente gostam mto da sua área e se sentem seguros lá, ja que conhecem os esconderijos, inimigos, locais de facilidads (como alimentos), e etc. por isso que eles estressam quando saem do seu lar. e é facil entender pq: se coloque no lugar da vida de gato. vc dorme mais de 12 horas por dia. tem uma gangue q vc tem q ganhar o respeito e q vai te perseguir caso vc não se adeque. e exatamente por isso que gatos castrados e de apartamento se adpatam mto melhor a mudanças, apesar de tb não gostarem delas.

estrutura familiar – os machos e femeas se relacionam por compartilharem territorios e com interesses sexuais. as femeas se juntam em grupos que cuidam de filhotes, formando uma “creche”. os filhotes treinam como caçar e como brigar. como são animais naturalmente caçadores e curiosos, de acordo com o crescimento, eles vão se afastando do nucleo de filhotes e inicia sua vida adulta.

num proximo artigo, abordo as implicações de todos estes fatos.

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: