manutenção básica de um aquário de água doce

10 02 2011

aproveitando meu dia de “folga”, vou escrever um pouquinho sobre como fazer a manutenção de um aquário de água doce. tem gente q acha q é dificil, trabalhoso, mas é pq aquários não seguem o bom senso humano, eles tem uma lógica toda particular e não respeita-la é gerar problemas.

a unica coisa q vc precisa fazer com um aquário semanalmente é limpa-lo, mas não é limpeza literal, tirar o cascalho, mexer e tal. apenas pegue uma esponja limpa e de uso exclusivo do aquario, sem colocar nada nela alem de agua, passe nos vidros pra tirar as algas e depois retire parte da água e reponha. pra isso vc utiliza um sifão. puxe a água e um pouco de sujeira, passando levemente sobre o cascalho.

vc pode tamber puxar mais sujeira enfiando o sifão dentro do cascalho, mas caso seu aquário tenha plantas, vc vai danificar as raizes e não vai dar certo. as raizes vão morrer, serão decompostas e se tornaram mais sujeira, isto se a planta inteira não morrer.

nesta mistura de sujeira e água, esta se retirando matéria organica, q de outra forma se tornaria amonia, composto toxico que gera problemas nervosos. retirando entre 10 e 40% do volume do aquário, o q normalmente representa pouco mais do que um balde, ao não ser q seu aquário seja jumbo, é o suficiente pra garantir o equilibrio.

recomendo o uso de água descansada, sem o uso de declorificantes, pq estes itens retiram o oxigenio da água. imagine se vc faz esta TROCA PARCIAL DE AGUA (TPA) num volume mais alto… os peixes vão sofrer!

e isto basta! significa entre 5 e 10 minutos gastos por semana!

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: