enriquecimento ambiental para roedores e similares

10 02 2011

aproveitando que o calor não me deixa dormir, resolvi escrever um pouco sobre técnicas de enriquecimento ambiental para outra classe de animais muito esquecida pelas pessoas: os roedores. devo ressaltar, inicialmente, que os coelhos não são roedores, são lagomorfos, então pouco do q vou descrever aqui serve para eles. porem, são técnicas aplicáveis para gerbils, topolinos, camundongos, ratos e similares. pesquise um pouquinho pra saber qual espécie vc possui, garantindo assim que vc o trate da forma mais adequada possivel.

o enriquecimento ambiental é uma forma de não deixar os nossos pets loucos. se imagine num quarto, trancado sem ter o q fazer. vc recebe comida, limpam tudo, mas vc fica so la. tedio, não é? e logo vc vai ficar louco. é algo tão ruim, que utilizamos como tortura. a liberdade é um ponto crucial na nossa filosofia. mas mesmo assim, a negamos para muitos animais e negamos uma “terapia ocupacional” para garantir a sanidade mental dos nossos pets.

um ponto muito importante para muitos roedores é um local onde ele possa dormir protegido. roedores gostam de tocas, precisam de um “teto”, assim como os seres humanos, então uma caixa onde ele possa ficar durante o periodo de sono é muito importante. e pode ser uma caixinha de papelão, que será roida e “reformada” segundo o gosto do seu rato. depois de um tempinho, voce simplesmente a troca e o morador irá reiniciar seu trabalho de decoração e customização.

ainda neste quesito, uma forma muito interessante de entreter os roedores é o uso de folhas e papelão, que será roido, cortado e utilizado para diversas utilidades (na cabeça do indivíduo). vc pode fornecer um pedaço de papelão ou similar cada vez que vc limpa a gaiola e troca todo substrato. vc vai notar que eles preferem papeis de maior volume e gramatura, se colocar uma folha de papel toalha, não tem tanta graça, já um papelão é preferido.

falando em roer, ato que dá nome a classe, muitos irão adorar um pedaço de pedra pome, para desgastar um pouco os dentes incisivos, como é comum fazer com os chinchilas. vc não pode fornecer constantemente para que o dente não seja gasto em demasia, mas um pedaço bimestralmente gera alguns dias de saudável brincadeira.

outra atividade muito interessante é juntar os rolos de papelão central do papel toalha e de papel higienico. junte os pedaços e faça um cano esconderijo. não vai durar muito, eles invariavelmente vão roer tudo, mas enquanto estiver inteiro vai gerar muita diversão.

outra forma de diversão simples é o uso de uma pequena garrafa plástica. corte pequenos buracos de forma que tenha de rolar um tanto para que a ração caia. mesmo q vc coloque ração no cocho, eles irão preferir trabalhar para conseguir o alimento.

nunca é demais lembrar que não adianta colocar tudo o tempo todo. forneça alguns enriquecimentos e troque constantemente para que não vire “mais do de sempre”. e olhe para eles. o que eles gostam? garanto q não vai demorar mais q 5 minutos de trabalho por mes, para deixar seus animais mto contentes.

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: